Equipe de enfermagem, fisioterapeutas e médicos plantonistas e intensivistas da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Caridade de Formiga estão, desde o dia 19 de agosto, trabalhando com novas condutas de atendimento para urgência e emergência, em pacientes com suspeita de Parada Cardiorrespiratória (PCR) e Insuficiência Respiratória Aguda (IRA), no setor de internação do Hospital.
De acordo com o enfermeiro e responsável técnico da UTI, José Orlando Fernandes Reis, em menos de um mês de procedimento, quinze pacientes foram atendidos pelas condutas do Código Azul, realizado quando o enfermeiro detecta a situação de emergência e aciona a telefonista, a qual tem o papel de informar e comunicar, também, ao enfermeiro do Pronto Socorro e ao médico plantonista. Com esse ganho de tempo, até a chegada do carro de emergência e do médico, o enfermeiro inicia, precocemente, a manobra de ressuscitação, a qual aumenta a sobrevida do paciente.
José Orlando ressaltou, ainda, que cerca de 60% dos pacientes atendidos por meio do Código Azul necessitaram de internação na UTI, devido à gravidade dos casos.

COMPATILHAR: