O Fundo Municipal de Patrimônio Cultural (Fumpac) repassará R$33 mil para Irmandades de Congados de Formiga. O projeto 182/2014 enviado pelo Executivo foi aprovado na Câmara Municipal, na segunda-feira (26).
As cinco entidades que serão beneficiadas com o repasse são: Irmandade do Congado de São Judas Tadeu, Irmandade do Congado Nossa Senhora de Lourdes, Irmandade do Congado do Rosário, Irmandade do Congado de Nossa Senhora Aparecida e Irmandade dos Moçambiqueiros Capitão Zé Rosa.
O congado é uma manifestação cultural e religiosa de influência africana com forte tradição em Formiga. Com a verba, as irmandades poderão arcar com gastos das festas para a aquisição de materiais de apoio, gêneros alimentícios, tecidos e infraestrutura, palco, som e iluminação. As irmandades relacionadas necessitam do apoio do poder público, na realização dos festejos, uma vez que não têm condições financeiras de sozinhas, arcar com os gastos necessários.
Durante a aprovação do projeto, no Legislativo, alguns vereadores falaram sobre a importância dessa ajuda de custo aos ternos formiguenses. ?Este repasse não é do cofre do município. Mas a Prefeitura tem dinheiro, eu sei porque faço parte da Comissão de Finanças e Orçamento e sei os valores que são destinados pelos governos federal e estadual, para cada serviço dessa cidade.?, explicou Cabo Cunha.
Já Arnaldo Gontijo destacou o incentivo à cultura, pois as irmandades passam por dificuldades em adquirir verbas para as apresentações culturais e religiosas.

COMPATILHAR: