A Rádio Estação Benedita será inaugurada na Escola Municipal Benedita Gomide Leite, no bairro Vargem Grande, na próxima quarta-feira (31). Os equipamentos foram adquiridos e montados no estabelecimento, por meio de um projeto de autoria do professor de educação musical, Alex Arouca.
Segundo o músico, a partir da inauguração, a rádio passará a ser explorada pelo corpo docente da escola, como uma nova ferramenta pedagógica lúdica, de uso interdisciplinar, contribuindo para que os alunos possam exercer o direito de receber informação e de produzir comunicação. Isso se dará por meio do projeto Rádio de Atividades Didáticas Interdisciplinares para os Ouvintes (RADIO).
Os alunos do 5º ano passaram por um período de treinamento para atuarem como locutores, sonoplastas e produtores dos programas. A partir de agora, professores, pedagogos e demais educadores da escola poderão produzir programas que envolvam suas atividades, conteúdos ou disciplinas.
?O primeiro programa oficial da rádio será um programa de entrevistas. O primeiro a ser entrevistado será o prefeito Aluísio Veloso/PT. A locutora será a aluna Pâmela Castro, do 5º ano A. Caberá a ela a responsabilidade de ser a entrevistadora, levando ao prefeito perguntas colhidas entre os alunos das duas turmas de 5º ano da escola?, contou Alex Arouca.
A Rádio Estação Benedita fará a comunicação com a comunidade escolar, viabilizando a criação de uma programação pelos próprios alunos e demais membros da comunidade, possibilitando novas alternativas e aprendizados, inclusive sobre comunicação e cidadania.
O professor ressaltou que ?o desenvolvimento do projeto RADIO, bem como a programação da Rádio Estação Benedita, justificam-se por fazerem com que a escola não seja focada somente ao sistema conteudista e, assim, trabalhe linguagens alternativas de maneira interdisciplinar?.

COMPATILHAR: