Pelo terceiro ano consecutivo, os torcedores brasileiros terão o privilégio de acompanhar uma decisão de temporada de Fórmula 1. Na madrugada deste domingo, tudo parecia estar a favor de Lewis Hamilton, mas o inglês acabou abandonando o GP da China e perdeu a primeira chance de se tornar o mais jovem campeão mundial da categoria. A vitória na Ásia ficou com Kimi Raikkonen, da Ferrari.
Com isto, três pilotos chegam a São Paulo com chances de levantar a taça. Apesar da má sorte deste domingo, Hamilton, com 107 pontos, ainda é favorito, precisando completar a última prova à frente dos adversários. Segundo colocado em Xangai, Fernando Alonso possui agora 103 pontos, três a mais que Raikkonen, que precisa torcer contra os pilotos da McLaren. Sem chances de título desde o GP do Japão, Felipe Massa ficou com o terceiro colocado e fez a volta mais rápida da corrida.

Melhor piloto na primeira parte da volta, Lewis Hamilton voou baixo até o primeiro pit stop. Porém, as condições instáveis da pista chinesa acabaram por trair o novato, que, assim como a McLaren, falhou na escolha da hora de trocar os pneus intermediários por secos na metade da corrida. Com o traçado sem água, o inglês, que era líder e campeão naquele momento, acabou ultrapassado por Kimi Raikkonen. Ele tentou ainda entrar nos boxes no final da volta 30 para salvar a corrida, mas parou na caixa de brita e foi obrigado a desistir da prova na entrada dos boxes.

Antes do início da corrida deste domingo, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou que a disputa começaria com chuva. A previsão, porém, só começou a se confirmar na segunda volta da corrida e mesmo assim com uma garoa. A esta altura, Lewis Hamilton já abria quase um segundo e meio de vantagem sobre Kimi Raikkonen, segundo colocado. A estratégia era fundamental para as pretensões do piloto da McLaren na corrida, que largou com menos gasolina e precisava abrir vantagem para se garantir nos pit stops.

Com todo o grid largando com pneus intermediários, Fernando Alonso tratou de partir para o ataque em cima de Felipe Massa logo na largada. Conseguiu a ultrapassagem, mas logo em seguida tentou fazer o mesmo para cima de Kimi Raikkonen, ficou vulnerável e tomou o troco do paulista. Enquanto isso, na parte final do grid, Rubens Barrichello tentava deixar Anthony Davidson, da Super Aguri, para trás. A manobra, porém, não foi bem sucedida, os dois foram para fora da pista e o brasileiro caiu para a última posição.

Após o encerramento da oitava volta, Hamilton já possuía cinco segundos de vantagem sobre o finlandês. Treinado desde a pré-adolescência pela McLaren, o britânico guiava em uma pista molhada por uma garoa como se estivesse diante de um videogame. A esta altura, quem sofria com um péssimo rendimento do carro era o finlandês Heikki Kovalainen, então décimo colocado e ultrapassado quase que na seqüência por Sebastian Vettel e Jarno Trulli.

Cerca de cinco segundos atrás do companheiro de equipe, Felipe Massa conseguia com sucesso a tarefa de segurar Fernando Alonso, que aparentava ter jogado a toalha. No final do grid, Anthony Davidson foi o primeiro a abandonar a prova. Confirmando as expectativas, Lewis Hamilton fez a sua primeira parada cedo, na volta 15, e, depois de 6s8 parado sem trocar pneus, voltou na quarta colocação.

Precisando da vitória, Kimi passou a pisar fundo e passou a estabelecer as melhores voltas da corrida. Dentre os ferraristas, Felipe Massa foi o primeiro a parar (volta 17) e, também sem trocar pneus, voltou na sexta posição. Em seu primeiro pit, Alonso continuou apagado e sequer conseguiu voltar à frente de Felipe Massa. Raikkonen, por sua vez, até conseguiu diminuir a vantagem de Hamilton, mas não o suficiente para ultrapassá-lo.

Apesar de a pista começar a secar, poucos arriscavam colocar pneus secos, já que havia previsão de chuva dentro de alguns minutos. O primeiro a tentar foi Mark Webber, mas voltou à pista com algumas dificuldades em manter o monoposto. Na frente, Massa foi o primeiro a ousar colocar pneus secos e macios, apesar de pingos voltarem a cair em Xangai. Sem aderência, ele passou a ?dançar? na pista, mas logo recuperou a estabilidade.

Em busca da vitória, Kimi Raikkonen partiu para cima de Lewis Hamilton ma volta 28. Mesmo sem necessidade de chegar em primeiro lugar, o inglês ainda tentou lutar, mas escorregando muito na pista, não teve como segurar a liderança. Pouco tempo depois, foi traído pelos sucessivos erros dos meteorologistas e a demora da McLaren em chamá-lo aos boxes. Com os compostos desgastados, parou na caixa de brita pouco antes da entrada nos boxes. Era o fim do que minutos atrás parecia ser uma corrida dos sonhos.

Melhor para Raikkonen, que passou a liderar a disputa. Empolgado, Fernando Alonso ainda tentou pisar fundo para alcançar o rival, mas não conseguiu ter o mesmo desempenho do carro de Maranello. Destaque ainda para o inglês Jenson Button, que mesmo com o péssimo carro da Honda conseguiu andar na quarta colocação, uma posição à frente da qual terminaria. Enquanto isso, nos boxes, um decepcionado Hamilton era consolado por funcionários da McLaren. O clima na equipe era de funeral.

Mantendo cerca de oito segundos de vantagem sobre o rival, o finlandês não teve problemas para conduzir sua Ferrari tranquilamente para sua quinta vitória no ano. Acomodado, Alonso também preferiu evitar um arriscado desgaste do equipamento e se conformou com a segunda colocação, seguido por Felipe Massa. O quarto lugar ficou para o jovem alemão Sebastian Vettel, da Toro Rosso, seguido por Jenson Button e Vitantonio Liuzzi, também da filial da Red Bull. Companheiro de Button na Honda, Rubens Barrichello fez uma péssima corrida e fechou na 15ª posição entre 17 carros que terminaram a prova.

Confira a classificação final do GP da China:
1 – Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)
2 – Fernando Alonso (ESP/McLaren) – a 9s8
3 – Felipe Massa (BRA/Ferrari) – a 12s8
4 – Sebastian Vettel (ALE/Toro Rosso) – a 53s5
5 – Jenson Button (ING/Honda) – a 1min08s6
6 – Vitantonio Liuzzi (ITA/Toro Rosso) – a 1min13s6
7 – Nick Heidfeld (ALE/BMW-Sauber) – a 1min14s2
8 – David Coulthard (ESC/Red Bull) – a 1min20s7
9 – Heikki Kovalainen (FIN/Renault) – a 1min21s1
10 – Mark Webber (AUS/Red Bull) – a 1min24s6
11 – Giancarlo Fisichella (ITA/Renault) – a 1min26s6
12 – Alexander Wurz (AUT/Williams) – a uma volta
13 – Jarno Trulli (ITA/Toyota) – a uma volta
14 – Takuma Sato (JAP/Super Aguri) – a uma volta
15 – Rubens Barrichello (BRA/Honda) – a uma volta
16 – Nico Rosberg (ALE/Williams) – a duas voltas
17 – Sakon Yamamoto (JAP/Spyker) – a três voltas

Abandonaram:
Robert Kubica (POL/BMW-Sauber) – volta 33
Lewis Hamilton (ING/McLaren) – volta 30
Ralf Schumacher (ALE/Toyota) – volta 25
Adrian Sutil (ALE/Spyker) – volta 24
Anthony Davidson (ING/Super Aguri) – volta 11

COMPATILHAR: