Com o primeiro lugar do Grupo 1 garantido, o Cruzeiro tem apenas uma motivação para a partida desta quarta-feira, às 19h30m (de Brasília), contra o Real Potosí, pela última rodada do Grupo 1 da Taça Libertadores. Se vencer a partida no Estádio Victor Agustín Ugarte, na temida altitude de 3.967 metros, a Raposa (11 pontos) tem boas chances de terminar como o melhor dos primeiros colocados das oito chaves. Chegaria aos 14 e só poderia ser superado pelo Cúcuta (11 pontos), que visita o Santos, também nesta quarta, pelo Grupo 6. E mesmo assim, teria que tirar uma diferença no saldo de gols (oito a quatro para os mineiros).
Para obter os três pontos em cima do Real Potosi, o Cruzeiro terá de superar não apenas o adversário, mas também o fantasma da altitude da cidade de Potosi. Ciente disso, o treinador procurou orientar ao máximo cada jogador quanto a essa eventual dificuldade. As informações são do site oficial do clube.
– Vamos fazer a bola correr, valorizar a posse de bola e, principalmente, aproveitar os chutes de longa distância e as bolas paradas – diz ele.
O técnico só vai anunciar a equipe titular minutos antes do início do confronto. Ele quer observar a reação de cada jogador à altitude para escalar o time. O atacante boliviano Marcelo Moreno, bastante festejado no desembarque em Sucre por ser da seleção local, e o lateral-esquerdo Jadílson dificilmente ficam fora, por já conhecerem as dificuldades locais.
– Já atuei lá na Bolívia pelo Goiás em 2006, contra o The Strongest, e sei que a bola corre mais- diz o lateral.
Ao time boliviano não resta muita inspiração para a partida. A equipe não tem chances de se classificar, tenta a vitória apenas para dar uma satisfação à sua torcida e para se motivar na disputa do campeonato boliviano.
Para piorar, perdeu o treinador Mauricio Soria, que se despediu do clube e acertou contrato com o Jorge Wilstermann, de Cochabamba. O diretor técnico e interino Tito Montaño terá a volta do zagueiro Santos Amador, que se recuperou de uma lesão no tornozelo direito. As baixas serão o lateral-esquerdo Percy Colque, contundido no tendão de Aquiles, e o zagueiro argentino Nicolás Sartori, com um problema muscular.

COMPATILHAR: