Entre os dias 17 e 21 de outubro, o Unifor foi sede da 1a Semana da Pedagogia. O evento reuniu coordenação, professores, egressos e alunos de pedagogia do Centro Universitário, além de estudantes dos cursos de ciências biológicas, letras e serviço social.
Segundo a coordenadora de pedagogia da instituição, Maria Francisca de Souza Lopes, o encontro foi desenvolvido como forma especial de homenagear os docentes, já que, no dia 15 de outubro, comemora-se o Dia do Professor. ?Coordenação, professores e alunos do curso foram responsáveis por organizar a semana, o que foi feito com muito carinho e dedicação, pois todos reconhecem o papel essencial do docente, tanto na educação e no ambiente escolar quanto para todo o país?, diz a professora.
O evento, de tema Os Desafios da Escola na Atualidade, teve como proposta a realização de diversas atividades teórico-práticas, capazes de contribuir para a formação acadêmica e profissional dos alunos, objetivando uma participação mais efetiva dos mesmos no ambiente do ensino superior.
No dia 17, foi realizada a abertura oficial da 1a Semana da Pedagogia, no Salão Nobre do Unifor ?Eunézimo Lima?, que contou com a presença e pronunciamento do reitor do Centro Universitário, Marco Antonio de Sousa Leão, além das palestras proferidas pela professora Cecília Nascimento, que abordou o tema ?Desafios da escola na atualidade: a docência em questão?, e pela professora Rosa Maria Borges C. Sousa, que falou sobre ?As competências profissionais nos desafios da educação?.
No dia 18, a apresentação de uma peça teatral foi feita pelas alunas do 6o período de pedagogia, também no Salão Nobre do Unifor. Debates e relatos de experiências de egressas do curso também foram apresentados, com a participação de profissionais da área e convidados. O ?Encontro dos egressos do curso de Pedagogia? foi organizado pela Profa. Elizabeth Rocha.
No dia 19, na Sala de Multimeios 2, um seminário foi promovido, abordando o tema ?Redimensionando a prática pedagógica: a Pedagogia de Projetos e a ruptura disciplinar?, coordenado pela professora Laila Zorkot, junto às alunas do 4o período do curso, com a presença e participação de professores e convidados. As crianças que fazem parte do Projeto ?Sucata Sinfônica?, da Escola Municipal Benedita Gomide Leite, coordenadas pelo professor Alex Arouca, fizeram uma apresentação aos presentes. O trabalho musical foi detalhado pelo professor, que contou toda a trajetória de criação e implantação do projeto, que já passou por diversas formas e é um sucesso na cidade, promovendo performances em vários locais.
Para encerrar o evento, no dia 21, das 18h30 às 22h, os alunos do curso participaram de várias oficinas pedagógicas, nas áreas de conto, informática, confecção de peças para trabalho escolar, dentre outras. As oficinas foram realizadas nas salas de aula do curso e nos Laboratórios de Informática 2 e de Práticas Pedagógicas, com a supervisão da Profa. Maria Ranquel Brandão.
Para encerrar, a coordenadora de pedagogia faz um agradecimento. ?Ressalto a participação e o apoio dos que prestigiaram o evento, compartilhando experiências que estão dando certo nas escolas onde atuam, como é o caso das egressas do curso, Thaís Pacheco Resende, Marise Giarola, Irmã Júlia (Colégio Santa Terezinha) e Dulcilene Maria Nascimento. Também de outros educadores, como Ana Paula Miranda, Alex Arouca, Polliana Xavier, Zoé Selma Rodrigues e Vanessa (as duas últimas bibliotecárias), que desenvolvem projetos relevantes na comunidade e colaboraram com o evento?, disse.

COMPATILHAR: