Na quinta-feira (28), foi realizada a formatura de 2013 do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas) desenvolvido pela Polícia Militar em Córrego Fundo. O evento ocorreu às 19h na Escola Municipal Tereza Maria de Faria Vaz.
O evento foi promovido pela Secretaria de Educação, em parceria com as escolas e a Polícia Militar. O soldado Luís Carlos Miranda abriu a solenidade discorrendo sobre o que é, qual é o objetivo do Programa, e como é realizado junto aos jovens nos estabelecimentos de ensino. Compuseram a mesa de autoridades vereadora Daniela Cristina de Faria/PSL; pelo Sargento Claudinê Leonel das Neves, da PM de Córrego Fundo; o Primeiro-Tenente Lúcio marcos da Silva, representando o Tenente-Coronel Antônio Pereira Neto, Comandante da 13ª Companhia Independente da PM de Minas Gerais; a Secretaria de Administração, Contabilidade e Fazenda, Vadna Maria Leão; e a Secretária de Educação, Iraci Leal Costa Faria.
O Proerd é desenvolvido junto aos estudantes do 5º ano (antiga 4ª série) do ensino fundamental, cuja faixa etária média é de 10 anos. Formaram, em 2013, 53 alunos da Escola Tereza Maria de Faria Vaz, das turmas das professoras Elessandra Maria Arantes de Faria, Leila Aparecida Alves Oliveira e Sirlane Aparecida de Castro. Já da Escola Municipal Rafael José Alves, foram 16 estudantes da professora Aline Aparecida da Silva.
O instrutor do programa no município é o Cabo Daniel Adão de Oliveira. Na ocasião, falou aos presentes, especialmente, orientando sobre a importância da resistência às drogas e agradecendo aos jovens, familiares e equipe escolar pela participação, valorização e empenho em educar os alunos sobre este tema tão importante, nos tempos atuais. As aulas foram ministradas pelo instrutor durante 10 semanas do período letivo.
Durante o evento, foram premiados os alunos que se destacaram em produções literárias sobre o tema. Da Escola Tereza Maria de Faria Vaz, foram premiados os estudantes Maria Eduarda Castro Muniz, Davi Crecêncio Rodrigues e Júlia Maria de Castro. Já da Escola Rafael José Alves, o aluno que se destacou foi Breno Mendes Nunes.
O evento foi encerrado com os estudantes cantando o hino do Programa.
O que é o Proerd

O Programa Educacional de Resistência às Drogas consiste num esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, a Escola e a Família. Tem por objetivo dotar jovens estudantes de informações e habilidades necessárias para viver de maneira saudável, sem drogas e violência.

É aplicado por policiais militares voluntários, devidamente qualificados para a atividade. Suas aulas ensinam, de forma descontraída e lúdica, maneiras de resistir às diferentes pressões para o consumo de drogas. Tem se mostrado eficiente para a reflexão, discussão e prática de valores morais, éticos e sociais voltados à prevenção desse fenômeno.

COMPATILHAR: