O I Curso de Fabricação de Cerveja Artesanal de Formiga e região foi realizado neste final de semana, nos dias 23 e 24 de julho.

O curso foi ministrado por representantes de duas cervejarias da cidade, que produzem em escala caseira: Thiago Ribeiro (Cervejaria Lendária) e Cássio Costa (Cervejaria Dona Rosa).

Com carga horária total de nove horas, no primeiro dia de curso, foi dada ênfase à parte teórica com a apresentação de equipamentos necessários para produção caseira, os insumos e suas diferentes funções na receita.

No domingo (24), os participantes puderam colocar em prática os ensinamentos teóricos a partir da realização de uma receita, que, após finalizada, será dividida entre os participantes do curso.

De acordo com Cássio Costa, a intenção do curso é difundir a cultura cervejeira na região de Formiga, a fim de atrair novos interessados em produzir sua própria cerveja, facilitando também, a negociação na compra de insumos por meio de compras coletivas dos membros fabricantes.

A cultura cervejeira vem crescendo muito em todo o Brasil, e Formiga tem se tornado uma forte potência regional, já contando com aproximadamente 20 cervejeiros caseiros. Atualmente, a troca de experiências é feita por meio de grupos no Whatsapp, que possuem desde membros cervejeiros caseiros até grandes produtores de todo o Brasil. Hoje são aproximadamente 100 pessoas no grupo, todos com os mesmos propósitos que são produzir cerveja artesanal de qualidade.

O primeiro curso de cerveja artesanal em Formiga contou com um número limitado de participantes, mas devido à satisfação dos alunos, e a grande procura, um novo curso já está sendo programado para o mês de setembro.

COMPATILHAR: