Foi realizado no sábado (26), nas dependências do Salão Paroquial São Judas Tadeu, mais um mutirão para emissão de Carteiras de Identidade em Formiga.

A iniciativa é fruto de uma parceria do Conselho Comunitário de Segurança Pública (Consep) e Polícia Civil, com apoio do Unifor-MG e da Paróquia São Judas Tadeu.

Segundo o delegado regional, Irineu José Coelho Filho, cerca de 250 documentos de identidade foram emitidos gratuitamente. O prazo para o recebimento dos documentos é de 15 a 20 dias.

O mutirão visa atender toda à população formiguense, com idade a partir de 16 anos, inclusive a que vive na zona rural.

Conforme informou o delegado, o intuito da Polícia Civil e do Consep é, por meio de mutirões, suprimir a grande demanda existente na cidade pela confecção do RG. Um novo mutirão já está sendo programado para a primeira semana de dezembro, ou no mais tardar, no início do próximo ano.

consep site 1

Centenas de Pessoas compareceram ao mutirão

Irineu Coelho disse ainda, que por ser um documento essencial e imprescindível ao exercício da cidadania, os mutirões serão realizados de forma ordinária e extraordinária para atender essa demanda que cresce a cada dia. O posto de identificação da Polícia Civil irá receber nos próximos dias mais dois funcionários cedidos por meio de convênio pelo poder público municipal, que auxiliarão nos trabalhos de emissão de RG, aumentado o número de atendimentos e também a emissão dos documentos. Eles serão submetidos a um treinamento e provavelmente a partir do mês de outubro já estarão aptos a atender a população.

 De acordo com Joel dos Santos, coordenador do mutirão e representante do Instituto de Criminalística de Belo Horizonte, oito pessoas da equipe do instituto se deslocaram de Belo Horizonte para Formiga para auxiliar na realização do mutirão. Esta equipe viaja por todo o Estado de Minas. A Polícia Civil vem intensificando este trabalho em todo o Estado já que a demanda é grande, principalmente nas cidades acima de 30 mil habitantes.

Para a presidente do Consep, Cirlanda Marques Chaves, a  parceria com a Polícia Civil é muito importante. Para que ocorra o mutirão, o Conselho arca com as despesas de alimentação e hospedagem da equipe do Instituto de Identificação. A parceria conta também com o apoio do Unifor-MG, na área de informática e nas cópias xerográficas.

consep site 3

A Presidente do Consep, Cirlanda Chaves, O Delegado Regional, Irineu Coelho

e Joel Santos, coordenador do mutirão

 

“O conselho viu a necessidade de mais este mutirão para emissão de RG.  É importante que nos próximos mutirões estendamos a confecção dos documentos para os menores de 16 anos. Há uma demanda enorme nesta faixa de idade, e muitas vezes por questões financeiras, estes jovens ainda não fizeram seus documentos de identidade. Muitos jovens nesta idade são atletas, jogadores de futebol, praticantes de artes marciais, que viajam pelas cidades vizinhas muitas vezes, somente com o registro de nascimento e autorização dos pais. Temos de pensar que eles estão representando a nossa cidade e a emissão gratuita destes documentos  é o mínimo que podemos fazer por estes jovens”. Finalizou Cirlanda.

Redação do Jornal Nova Imprensa

COMPATILHAR: