O Centro Universitário de Formiga, por meio da coordenação do curso de pedagogia, realizou o 1o Encontro de Profissionais da Pedagogia, com o tema ?Educação em Ação?. O evento ocorreu nos dias 20 e 21 de outubro e reuniu acadêmicos do curso, professores e convidados.
Os participantes do encontro foram recepcionados com a apresentação musical de alunos da Escola Municipal de Música Eunézimo Lima (Emmel). A abertura oficial do evento foi realizada às 19h, após o pronunciamento da coordenadora do curso de pedagogia, Maria Francisca de Souza Lopes e da coordenadora geral de graduação, Rachel de Castro Eduardo Matias, no Salão Nobre do Unifor-MG ?Eunézimo Lima?.
No dia 20, foi realizada uma mesa redonda, com uma apresentação oral das egressas do curso de pedagogia do Unifor-MG: Érica Melissa Cravo, Janete Geralda da Silva e Sinara Cristina Teixeira, mediada pela professora Laila Zorkot. O tema tratado foi ?A trajetória acadêmica dos egressos do curso de Pedagogia e sua relevância no cenário educacional de Formiga?. Além das experiências profissionais, cada uma das egressas apresentou um projeto desenvolvido em sala de aula que se destacou no meio pedagógico.
Ainda no primeiro dia, a professora Elizabeth Rocha de Carvalho ministrou uma palestra intitulada ?A Pedagogia e as perspectivas no mercado de trabalho?.
A abertura do segundo dia de atividades foi a apresentação de um teatro, organizado pela professora Laila Zorkot e alunas do 4o período de pedagogia, no Salão Nobre da instituição. Após a apresentação, os participantes se dirigiram às salas onde seriam ministradas as oficinas, com os seguintes temas: ?Fotografia e Cinema na Sala de Aula: transformando a máquina digital em instrumento Pedagógico?, pelo professor. José Cleomar de Matos; ?Artes visuais: Leitura de Imagens/ Múltiplos olhares?, com a professora Maria Raquel Brandão; ?Confecção de trabalhos em E.V.A?, ministrada por Thaís Pacheco Rezende, aluna do 6º período de pedagogia; e ?Trabalhando com letramento literário?, pela professora. Soraia Gontijo Maia.
As alunas do curso de magistério da Escola Estadual Jalcira Santos Valadão de Formiga foram convidadas a participar do primeiro dia do evento, quando foram realizadas a mesa redonda e a palestra, também abertas a interessados.
Segundo a coordenadora do curso de Pedagogia, Maria Francisca de Souza Lopes, ?este encontro foi de grande importância para os acadêmicos do curso, pois além de proporcionar o intercâmbio desses com egressos do Unifor-MG, que se formaram em pedagogia e hoje realizam um trabalho de grande relevância no cenário educacional de Formiga e região, propiciou também o enriquecimento dos conhecimentos dos estudantes, permitindo-lhes a vivência de experiências que vão além de sala de aula?, contou.
Para a coordenadora geral de graduação, Rachel Matias, o evento trouxe aos alunos do curso de pedagogia a certeza de que todos os conhecimentos adquiridos em sua formação são fundamentais para a construção de sua prática pedagógica. E, ainda, um incentivo para que continuem seus estudos na certeza de que as mudanças no ensino não acontecem por acaso, são frutos de um trabalho comprometido, sério e fundamentado nas teorias pedagógicas vigentes.

COMPATILHAR: