Na terça-feira (15), agricultores de diversas regiões de Minas Gerais, inclusive de Formiga, se reuniram em Divinópolis para participar do 1° Seminário de Agricultura Familiar na cidade.
O seminário teve o intuito de apresentar o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Campanha Nacional de Abastecimento (CONAB), que consiste na estruturação do desenvolvimento da agricultura familiar. O programa funciona da seguinte forma: o produto é comprado direto do produtor pela CONAB, que oferece uma boa remuneração pelo investimento e mão-de-obra, permitindo assim que o agricultor reinvista e custeie as despesas de sobrevivência de sua família. O PAA é um mecanismo complementar ao Programa Nacional de Agricultura Familiar (PRONAF).
Os alimentos adquiridos pela CONAB são destinados de imediato a programas sociais da região, movimentando a economia local a um custo menor.
O seminário foi ministrado por Adelmo Ramon de Oliveira, da CONAB estadual. Adelmo apresentou as origens do PAA, processos, documentos, aspectos da prestação de contas e adesão para novos projetos.
A convite do Conselho Regional de Segurança Alimentar e Nutricional (CRSANS), o Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Formiga compareceu ao seminário e relatou a experiência do PAA no município de Formiga. De acordo com o Secretário, Formiga possui vários projetos de compra direta e a doação simultânea é feita para o Banco de Alimentos.

COMPATILHAR: