A parceria entre o Centro Universitário de Formiga, os cursos de educação física (bacharelado e licenciatura) e a Escola Estadual Doutor Abílio Machado (Polivalente) tem obtido excelentes resultados e possibilitou a realização do IV Torneio Interno, promovido em comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física, celebrado no dia 1º de setembro.

O IV Torneio Interno Profissional da Educação Física ocorreu no mês passado, nas dependências da escola Polivalente. A competição contou com a participação de aproximadamente 350 atletas, divididos nas modalidades de futsal masculino e feminino, basquete masculino, vôlei masculino e feminino, queimada, futevôlei masculino e xadrez masculino e feminino.

Segundo o coordenador dos cursos de educação física e também professor da escola Polivalente, Leonardo Nogueira Coelho, o torneio visa a um processo de avaliação e incentivo aos alunos de Educação Física em relação à prática saudável do esporte.

Essa proposta tem por finalidade incorporar junto à Escola Estadual Doutor Abílio Machado um mecanismo de motivação e avaliação da prática esportiva, bem como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), por isso, justifica-se pela responsabilidade de introduzir os indivíduos no universo da cultura corporal que contempla múltiplos conhecimentos produzidos e usufruídos pela sociedade a respeito do corpo e do movimento, com finalidades de lazer, expressão de sentimentos, afetos, emoções e como possibilidade de promoção, recuperação e manutenção da saúde.

Ainda de acordo com o coordenador, baseado nos Conteúdos Básicos Comuns (CBC), o desafio é contribuir na construção de uma educação compreendida como um processo de formação humana que valoriza não só o domínio de conhecimentos, competências e habilidades, sejam intelectuais ou motoras, mas, também, a formação estética, política e ética dos educandos.

COMPATILHAR: