No dia 26 de outubro, foi realizado o segundo módulo do curso sobre ?antibióticos?, promovido pelo Serviço de Infectologia da Santa Casa. O encontro foi realizado no Centro de Estudos, Pesquisas e Educação Continuada (Cepec), da Santa Casa de Caridade de Formiga, das 11h às 12h, e contou com a presença de representantes do corpo clínico do hospital e convidados. O responsável pelo curso foi o médico infectologista Lécio Vasconcelos Júnior, que coordenada o Serviço de Infectologia, criado na instituição em setembro.
O curso foi planejado após um diagnóstico feito pelo médico, que sugeriu um cronograma de ações que contempla, dentre outras atividades, promover atualizações aos profissionais que trabalham na Santa Casa. A contratação foi uma iniciativa da administração, com o objetivo de reestruturar o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, visando a segurança e a qualidade da assistência aos pacientes. O terceiro módulo do treinamento será realizado no dia 9 de novembro, no mesmo horário e local.
Próximo curso
O segundo curso, ainda sem data definida, irá abordar o tema ?Elaboração dos protocolos de tratamentos de Infecções Comunitárias e Hospitalares?. Dentre os itens tratados, estão: pneumonias; infecções do trato urinário; infecções de pelo e partes moles; infecções gastrointestinais; meningites; infecções relacionadas ao sítio cirúrgico; infecções da corrente sanguínea (SEPSE); e infecções em ortopedias (artrites, osteomielites, infecções em próteses).

COMPATILHAR: