Quatro cidades do centro-oeste mineiro e outros 43 municípios do Estado foram alvos de uma operação realizada pelos auditores fiscais da Receita Estadual de Minas Gerais.

A ação teve como alvo 80 empresas, supostamente de fachada, criadas para “esquentar” mercadorias sem procedência e sonegar impostos, se valendo de notas fiscais “frias”.

A operação que recebeu o nome de “Espectro” ocorreu quinta (20) e na sexta-feira (21). No Centro-Oeste, a ação foi deflagrada em Bom Despacho, Cláudio, Divinópolis e Formiga.

De acordo com os levantamentos da Receita Estadual divulgados pelo portal G1, o volume de operações praticadas pelas empresas fiscalizadas com notas frias podem alcançar R$ 30 milhões.

Ao todo 180 servidores se envolveram na operação que partiu de investigações de um grupo de auditores fiscais que trabalhou com cerca de 10 mil empresas – dos segmentos de indústria, atacado e varejo, usando dados de contribuintes cruzados a estas empresas.

O objetivo foi analisar, minuciosamente, a capacidade financeira dos sócios, as estruturas físicas dos estabelecimentos e empresas com objeto social distinto do tipo de operações que executa.

Na operação, diversos setores foram fiscalizados, com destaque para os de metalurgia, plásticos, têxtil, calçados, bebidas, combustíveis, cigarros, automotores, material de construção e móveis.

Segundo o superintendente de Fiscalização Carlos Renato Confar, o trabalho no combate à sonegação é para garantir a concorrência leal para quem investe no estado ou deseja investir. Ele destaca que as fiscalizações são voltadas para a mudança de comportamento dos contribuintes, além de ampliar a base de tributação e crescimento da arrecadação.

 

Fonte: Matéria do G1||https://g1.globo.com/mg/centro-oeste/noticia/2020/02/21/receita-estadual-realiza-operacao-espectro-em-quatro-cidades-do-centro-oeste-de-minas.ghtml
COMPATILHAR: