Os recenseadores do 12º Censo Demográfico Brasileiro iniciaram nesta terça-feira (3) a contagem populacional em Formiga. Foram selecionadas após o treinamento que ocorreu há cerca de 15 dias , 61 pessoas. As pesquisas terminam no dia 31 de outubro.
De acordo com o técnico de informação geográfica e estatística do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em Formiga, Geovane Soares, a data referência para os dados informados durante a contagem da população (que considera a situação dos entrevistados, como número de filhos, se tem curso superior etc) é da 0h do dia 31 de julho para 1º de agosto.
Os recenseadores estarão uniformizados com colete, boné e crachá com o nome e a foto do funcionário. Por isso, antes de receber alguém em casa, verifique a veracidade das informações.
As peças do uniforme do recenseador são devidamente identificadas com o logo do Censo 2010 e com o nome do IBGE. O agente também deve estar portando o PDA, computador de mão usado para a coleta de dados em todo o país.
Censo em Minas Gerais
Em Minas, serão 5,8 milhões de domicílios visitados pelos recenseadores. Os censos são as principais fontes de informação sobre a situação de vida da população, sobre as realidades locais, rurais ou urbanas e são imprescindíveis na medida em que produzem dados para a definição de políticas públicas nacional, estadual e municipal e para a tomada de decisões de investimentos.
A diretora do IBGE em Minas, Maria Antônia Esteves, explica sobre a abrangência da realização do Censo 2010, o sigilo das informações e sobre a segurança dos moradores a serem entrevistados. ?Todos os domicílios do território nacional serão visitados pelos pesquisadores, mesmo aqueles que estejam em pontos longínquos?.
As informações são absolutamente sigilosas, ou seja, após a última pergunta e o comando de envio feito pelo recenseador, nem ele próprio consegue acessar as informações apuradas. Os dados são enviados para o banco de dados central do IBGE.
A partir de dezembro deste ano estarão disponíveis os primeiros resultados do Censo 2010, que serão divulgados em diferentes mídias. A divulgação dos resultados definitivos e temáticos será a partir de 2011.
O censo no Brasil
No país, a coleta de dados teve início no domingo (1º), 191.972 recenseadores do IBGE percorrerão os 5.565 municípios brasileiros, com a tarefa de contar quantos somos e saber como vivemos. Seja nos cerca de 58 milhões de domicílios particulares, seja em orfanatos, asilos e outros domicílios coletivos, nenhum brasileiro ficará de fora dessa mega operação, que envolve o trabalho direto de aproximadamente 230 mil pessoas e cujos resultados vão subsidiar o planejamento de políticas públicas e privadas pelos próximos dez anos.
O Censo 2010 mostrará um país mais escolarizado, mais inserido no mundo digital, mais envelhecido, com nível de renda melhor, com padrões mais difundidos de acesso aos produtos de consumo, com novas estruturas familiares e com a crescente presença da mulher no mercado de trabalho e no ensino superior.
Como grande parcela da população passa a maior parte do dia fora do domicílio, os recenseadores poderão fazer visitas no horário noturno, durante feriados ou finais de semana. Cada recenseador organizará seu trabalho a fim de conseguir entrevistar ao menos um morador de todos os domicílios. Ou seja, todos serão contados, mas nem todos serão necessariamente entrevistados.

COMPATILHAR: