* Lorene Pedrosa

Após um mês e 18 dias, as reuniões da Câmara de Formiga serão retomadas na próxima segunda-feira (5).

Durante o período de recesso que terminou nessa quinta-feira (1º), apenas uma reunião extraordinária foi realizada, no dia 11 de janeiro, para nova apreciação das contas da administração de Moacir Ribeiro da Silva em 2014. Oportunidade em que as contas foram rejeitadas pela maioria.

A necessidade de maior participação popular no dia-a-dia das ações parlamentares é um fato, mas não são todos que se interessam ou que podem estar presentes nas reuniões do Legislativo. E de 2017 para cá, as dificuldades para acompanhar as reuniões só aumentaram.

No ano passado, mesmo após experimentações mostrarem a ineficácia da mudança de horário, vereadores propuseram e aprovaram projeto para transferir as reuniões das 14h para às 19h das segundas-feiras. O que visivelmente diminuiu o comparecimento da população e ainda fez despencar a audiência via internet.

Para este ano, além do horário das 19h, as transmissões das reuniões deverão ocorrer apenas pela internet por meio do site da Câmara (camaraformiga.mg.gov.br). Uma segunda alternativa é assistir por meio da rede social Facebook por meio do endereço (https://www.facebook.com/CamaraMunicipaldeFormiga/).

Sobre as transmissões via rádio e televisão, o presidente do Legislativo, Evandro Donizeth da Cunha (Piruca) explicou que nada está definido. “Sobre as outras transmissões, o assunto está no jurídico da Casa, onde também estão olhando questões relacionadas à publicidade”, comentou.

Mesa diretora 2018

A mesa diretora para 2018 do Legislativo conta com Evandro Donizeth da Cunha – Piruca (presidente), Sandromar Vieira – Sandrinho da Looping (vice-presidente), Marcelo Fernandes (primeiro secretário) e Mauro César Alves de Souza (segundo secretário).

COMPATILHAR: