Os recicladores da Associação de Recicladores de Formiga (Recifor) receberam o diploma do curso de capacitação para Fortalecimento do Associativismo e Cooperativismo dos Catadores de Material Recicláveis. O curso foi realizado no pólo Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (Insea).
O curso ocorreu em várias cidades e foi dividido em seis módulos, com uma carga horária de 16 horas cada, além de atividades complementares, que totalizaram 128 horas.

Módulo 1: Diagnóstico com participantes, como se vêem, desafios e potencialidades, identidade do catador, organização do trabalho do catador, histórico da atividade e do movimento social dos catadores.
Módulo 2: Diagnóstico dos principais desafios dos empreendimentos dos catadores, a cidade reciclável, meio ambiente e sustentabilidade.
Módulo 3: A tecnologia social da reciclagem, logística da coleta seletiva, sistema e cadeia produtiva da reciclagem, política públicas de manejo de resíduos sólidos.
Módulo 4: Gestão e logística de empreendimento produtivo, formalização de um empreendimento econômico solidário, planejamento estratégico e gestão democrática.
Módulo 5: A economia solidária e o trabalho do catador, redes de cooperação solidária, democracia, poder e gestão social.
Módulo 6: A história dos movimentos sociais no Brasil, desenvolvimento e transformação social, políticas públicas e poder local (projeto de sociedade) e avaliação do processo formativo.

Atividades complementares:
Vivência Comunitária, carga horária 8h: Encontro e diagnóstico nas associações e cooperativas.
9º Festival de Lixo e Cidadania, carga horária 24h Participação em oficinas no 9º Festival de Lixo e Cidadania, nos os dias 16, 17 e 18 de agosto de 2010.

COMPATILHAR: