O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou essa semana os números das vendas no Estado em março. Os resultados não são animadores. Na comparação entre março e fevereiro de 2013, o volume de vendas no comércio varejista mineiro apresentou queda de 1,1% enquanto no país como um todo o resultado foi de ?0,1%.
O resultado do estado foi o 4º pior entre as 27 unidades da federação, sendo que 20 delas apresentaram resultados positivos. Das Unidades da Federação que tiveram taxas negativas, a mais importante foi São Paulo, com redução no volume de vendas de 0,1%.
Em Minas Gerais, os resultados dessazonalizados mostram que o nível de vendas na atividade comercial (varejo restrito, exclusive veículos e material de construção) vem decrescendo desde julho do ano passado e encontra-se, em março de 2013 no mesmo nível de fevereiro de 2012. Para o Brasil como um todo, houve quedas sucessivas desde janeiro deste ano e o nível de vendas encontra-se no mesmo nível de setembro de 2012.
Na comparação entre março de 2013 e o mesmo mês do ano anterior, houve queda de 0,4% no comércio mineiro enquanto no Brasil observou-se uma ampliação de 4,5%. Os resultados acumulados em 12 meses foram de 4,6% e 6,8%, respectivamente.

COMPATILHAR: