Da Redação – Últimas Notícias

Iniciadas no dia 1º de julho deste ano, as obras de reforma da cozinha da Santa Casa de Caridade de Formiga estão em fase final e deverão ser concluídas no início de outubro.

Viabilizada por repasses de valores recolhidos da aplicação de multas, objeto de transações penais e sentenças condenatórias por pela Vara Criminal, Infância e Juventude e Cartas Precatórias do Fórum da Comarca de Formiga, a obra recebeu na tarde de segunda-feira (16), a visita dos juízes Lorena Teixeira Vaz Dias e Rodrigo Márcio de Sousa Rezende.

Acompanhados pela superintendente do hospital, Myrian Araújo Coelho, pelo engenheiro da obra e membros do Fórum de Entidades Formiguenses, que intermediou os repasses e por meio da Associação Mão Amiga, fiscaliza a obra e a aplicação dos recursos, os magistrados puderam acompanhar as modificações realizadas na Unidade de Nutrição e Dietética (UND) do hospital que há anos carecia de obras devido ao não cumprimento de  normas da Vigilância Sanitária e por suas instalações se encontrarem muito degradadas.

Atualmente, segundo a responsável técnica da UND, a nutricionista Élen Nara de Oliveira, são preparadas no hospital, entre cafés, colações, almoços e jantares, mais de 1000 refeições por dia, servidas a pacientes, acompanhantes e aos quase 500 funcionários que trabalham em regime de plantões. Assim sendo, é indispensável que a cozinha e as demais áreas que compõem a unidade possuam condições de higiene e espaço adequado para o acondicionamento e preparação dos alimentos.

O projeto de reforma da cozinha da Santa Casa foi contemplado no dia 21 de maio deste ano, com o valor de R$ 80.871,97, após haver  sido  aprovado e dado como em condições de  receber os recursos repassados pelo Judiciário.

Anualmente, são abertos editais para selecionar propostas que possam receber os valores arrecadados pela Vara Criminal, Infância e Juventude e Cartas Precatórias. De acordo com a juíza Lorena Teixeira, um dos principais pontos a serem observados quando da escolha do projeto é o impacto que ele trará a um maior número de pessoas da comunidade, o que justifica a escolha da Santa Casa em 2019 dentre as propostas selecionadas.

“É uma satisfação ver o resultado do nosso trabalho ser tão bem empregado”, disse a juíza Lorena Teixeira em entrevista ao portal.

Além das mudanças físicas que são muito significativas, uma prestação de contas de como está sendo aplicado o recurso e os detalhes das adequações promovidas por meio das obras também foram apresentados aos juízes. “As obras estão sendo feitas com todos os cuidados de atendimentos às normas de higiene exigidas a um hospital; por isso estamos muito felizes e mais ainda por ter ouvido durante a visita tudo o que está programado para a Santa Casa de forma geral  o que, com certeza, trará muitos benefícios para funcionários e para todos os que precisarem dos serviços da entidade”, completou o juiz Rodrigo Rezende.

Representando a ACIF/CDL, acompanharam a visita os empresários Gustavo Tatagiba e Izabel Castro Pereira, e pela Mão Amiga, estiveram presentes Wilse Marques e a presidente da associação Léa Basílio.

Além da Associação Mão Amiga e Acif/CDL, participam do Fórum das Entidades Formiguenses: Adadec (Comunidade Narcc), Amafurnas, Apae, Asadef, Associação de Produtores Rurais Serrinha, Consep, Lions, Maçonaria Ciência e Virtude, Maçonaria

Labor a Deus, Maçonaria Otaíde Feltrim, OAB, Patronato São Luiz, Rotary, Sindicato da Cal, Sindicato da Construção Civil, Sindicato da Saúde, Sindicato dos Contabilistas, Sindicato dos Taxistas, Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviários de Formiga, Sindicato Rural, Sindcost, Sindivest e Sintramfor.



COMPATILHAR: