Depois de passar por um ano turbulento, a Rede Minas começa 2014 com uma novidade: a cooperação com a TV Cultura, na qual ambas emissoras transmitirão programas uma da outra. Assim, o canal mineiro passa a exibir o ?Jornal da Cultura?, de segunda a sábado, às 21h, e, o ?Roda Viva? ao vivo, todas as segundas-feiras, às 22h. Futuramente, as emissoras produzirão programas em conjunto.
Para o atual presidente da Rede Minas, Julio César de Andrade Miranda, a parceria vai ser benéfica para os mineiros. ?A qualidade dos programas transmitidos vai aumentar com essa parceria. Isso é muito bom para o público, que terá acesso a programas nacionais e de alta qualidade?, comenta.
Quem explica as vertentes do acordo é o diretor-presidente da Fundação Padre Anchieta, responsável pela TV Cultura, Marcos Mendonça. ?Há outros lados da parceria, como a ideia de criar programas juntos que sejam feitos em Minas Gerais, pois temos muito interesse em difundir o patrimônio e a história do Estado, além do interesse de efetivar uma colaboração jornalística entre as emissoras?, adianta.
Miranda salienta sua satisfação ao fechar a parceria com a TV escolhida como o canal que tem a segunda melhor programação do mundo, segundo uma pesquisa feita pelo instituto Populus, encomendada pela rede BBC, cujo canal BBC One ficou em primeiro lugar.
Intensificação
Telespectadores do canal mineiro já contavam com programação nacional desde 2008, quando foi selada uma parceria com a TV Brasil, a qual, segundo Miranda, não terá alterações. ?Estamos fazendo uma intensificação das parcerias?, diz o presidente, aproveitando para explicar que havia um processo de triangulação no qual a TV Brasil passava alguns programas da TV Cultura. ?É mais seguro para a Rede Minas não existir esse intermédio e também melhor para os telespectadores, que poderão acompanhar programas ao vivo ao invés de reprises?, diz.
Ele se refere ao ?Roda Viva?, que antes era transmitido pela Rede Minas uma hora depois da TV Cultura. ?A transmissão ao vivo do ?Roda Viva? dá a oportunidade para que o público mineiro envie perguntas na hora. Além disso, o programa contará esporadicamente com nossos jornalistas na bancada?, adianta.
?Também teremos o ?Jornal da Cultura?, que é diferente de todos os outros porque ele sempre conta com duas opiniões divergentes sobre o mesmo assunto, estimulando o debate e dando a oportunidade do telespectador tomar a decisão que quiser sobre aquele assunto, independente do posicionamento editorial do veículo?. O acordo entre as emissoras prevê que todos os conteúdos da TV Cultura possam ser exibidos na Rede Minas.
Programação
?Opinião Minas?, às 8h15
?Agenda?, às 19h30
?Brasil da Gerais?, às 20h
?Palavra Cruzada?, quartas, às 22h
?Causo do Dia?, às 20h55

COMPATILHAR: