Apoio e acompanhamento para mães e filhos. Esse é o objetivo do programa Mães de Minas, que garante assistência médica e psicológica antes e depois do parto para as mães de Minas Gerais. Juntamente com a Rede Viva Vida, implantada desde 2003, o programa tem proporcionado resultados importantes como a queda na mortalidade infantil e materna.

Os atendimentos acontecem nos 28 centros Viva Vida espalhados pelo Estado. Durante a gravidez, as gestantes são acompanhadas por ginecologistas, nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais.

Após o parto, a primeira consulta de mãe e filho ainda acontece nos centros, e a partir daí, eles passam a ser acompanhados pelo call center do programa Mães de Minas. Médicos e enfermeiros ficam à disposição, pelo número 155, para tirar todo tipo de dúvida. As atendentes do programa também ligam para as mães com lembretes sobre consultas e exames.

Em 2003, quando os centros Viva Vida começaram a ser implantados, Minas registrou 5 mil óbitos infantis e 112 maternos. Em 2011, esses números caíram para 3.392 infantis e 95 maternos. Para 2013, um levantamento preliminar indica 1.577 mortes infantis e 58 maternas.

COMPATILHAR: