O Registro Nacional de Doador de Medula Óssea (Redome), em parceria com entidades privadas, iniciou, em 2009, um projeto de fidelização do doador voluntário de medula óssea. A proposta é fazer com que o doador esteja mais atento ao cadastro, fazendo atualizações sempre que ocorrer alguma alteração em suas informações.
Neste sentido, cartões de fidelização foram feitos e enviados para alguns doadores, seguindo uma ordem de inscrição no Redome. Entretanto, o envio dos cartões está sendo feito de forma lenta, devido à falta de verba, e muitos doadores ainda não receberam o documento.
Em função deste projeto, desde o fim do ano passado, o Redome vem recebendo solicitações de envio de Cartão do Doador. O motivo alegado para a
solicitação é, principalmente, a redução ou isenção de taxa de inscrição em
concursos públicos. Este tipo de pedido vai contra a natureza do ato de
doação, um gesto sempre voluntário, que significa não ter nenhum tipo de
vantagem em troca da ação.
O Cartão de Fidelização traz o nome do doador, número de registro e logomarca do Redome. Portanto, não representa, de forma alguma, um documento oficial, apenas uma ferramenta de comunicação, que tem como objetivo trazer mais confiabilidade nas informações dos doadores cadastrados.
O Setor de Captação de Doadores de Sangue e Medula Óssea da Santa Casa explica que os doadores devem ficar atentos à atualização das informações pessoais que mantêm junto ao Redome e também ao objetivo simplesmente burocrático e de comunicação do Cartão de Fidelização.

COMPATILHAR: