O projeto de reestruturação no trânsito de Formiga foi apresentado ao Executivo no dia 19 de julho de 2010. A explanação da reestruturação no trânsito foi feita pelo engenheiro de tráfego, responsável pela Planum, Luiz Wagner Dacache Balieiro. Segundo o engenheiro, o principal objetivo é priorizar a segurança dos pedestres e o bem estar da comunidade nas intercessões. Além disso, a fluidez do tráfego também foi objeto de estudo da empresa, que realizou um trabalho de campo e elaborou as modificações de acordo com a realidade de cada local.
A reestruturação do trânsito visa desafogar os pontos da cidade onde há maior tráfego de veículos, como a avenida Abílio Machado, ruas Doutor Teixeira Soares, Lassance Cunha, acesso ao centro pelo bairro Engenho de Serra, praça da Matriz São Vicente Férrer, entrada da cidade pelo Posto São Vicente e outras.
Na avenida Abílio Machado, os veículos podiam estacionar apenas de um lado da rua e, agora, o estacionamento é permitido dos dois lados da via, mas, segundo o chefe do Departamento de Trânsito, Marconi de Paula, esta medida ainda não faz parte do projeto de reestruturação, ele está apenas testando qual lado da rua seria mais viável para os veículos estacionarem.
Questionado sobre quando terão início as mudanças no trânsito da cidade, Marconi de Paula conta que a data para executar o projeto ainda não está definida, pois está esperando a Prefeitura contabilizar a dotação orçamentária para depois começar o projeto. Enquanto isso, motoristas e pedestres terão que continuar circulando por este trânsito desordenado em Formiga.

COMPATILHAR: