Na noite de segunda-feira (18) no Salão Nobre do Unifor-MG ?Eunézimo Lima?, foi realizada uma palestra com o escritor formiguense e professor Magno José Vilela. O evento contou com a presença de coordenadores, professores, alunos e convidados do Centro Universitário de Formiga e de outras instituições de ensino.
O palestrante falou sobre ?Reflexões sobre o regime militar brasileiro?, relatando sua atuação no movimento de resistência à ditadura como defensor das liberdades individuais. Na ocasião, o professor contou suas experiências pessoais durante a juventude, encontro com políticos, participação nos movimentos estudantis e católicos, momentos de fuga dos militares e exílio, vida fora do país e mudanças acontecidas no Brasil durante e após a ditadura militar.
Ao final da apresentação, várias perguntas foram feitas pelos presentes, relacionadas a temas diversos, como imprensa, política atual e papel das mulheres durante a ditadura militar.
O convite para que o professor ministrasse a palestra foi feito pelo coordenador do curso de administração, Eugênio Vilela Júnior.
Debate
Além da palestra, o professor participou do programa Uniformação, produzido pelo Unifor-MG. A edição apresentou um debate entre Magno Vilela e os professores Eugênio Vilela, Marco Aurélio de Mello Machado e José Carlos de Oliveira. O programa é transmitido pela TV Oeste às quartas-feiras, às 13h, às sextas-feiras, às 18h30, e aos domingos, às 13h30.
O ex-frei dominicano Magno Vilela tem 66 anos. Nascido em Formiga, leciona história do cristianismo na Escola Dominicana de Teologia e na Faculdade de Teologia da UNISAL (Centro Universitário Salesiano de São Paulo). Durante a ditadura militar brasileira, foi acusado de subversão política, perseguido e passou um ano na clandestinidade. Em seguida partiu para o exílio no Chile e depois na França. Em 1974, foi condenado, à revelia, a quatro anos de prisão pelos tribunais da ditadura e só pôde voltar ao Brasil em 1980, após a Lei de Anistia.

COMPATILHAR: