Redação Últimas Notícias

Após o ápice no registro de novos casos do novo coronavírus em Formiga, com confirmações de mais de 20 novas pessoas infectadas em um único dia, os registros no município estão caindo semana após semana, mesmo com o aumento considerável no número de exames.

De acordo com levantamento feito pelo Últimas Notícias, de 10 a 16 de junho foram confirmados 61 novos casos da doença em Formiga, na semana seguinte, de 17 a 23 de julho, esse número caiu para 47 confirmações.

 De 24 a 30 de julho, 45 novos casos foram confirmados e nessa última semana (de 31 de julho a 6 de agosto) o número total de casos confirmados caiu para 29.

Até o dia 10 de julho, com quase três meses de isolamento social provocado pela pandemia, 2.772 casos haviam sido descartados no município. Já de acordo com o boletim dessa quinta-feira (6), os descartes chegam a 4181. Apontando um aumento de 1.409 descartes nas últimas quatro semanas.

A queda no número de novos casos da doença segue uma tendência já esperada pela administração municipal que, ainda assim, pretende continuar testando a população, chegando a 25% dos formigueses até dezembro. Proposta que ganhará reforço ainda neste mês com a inauguração de um laboratório exclusivo com capacidade para realizar 160 exames/dia e com prazo para liberação de resultados de 12 horas.

O alto número de exames realizados em Formiga ganhou destaque na imprensa da região nesta semana, após a constatação de que o município é o primeiro em número de testes em relação à população total.

De acordo com dados do jornal MG2 na sexta-feira passada (31), nos quatro meses de pandemia, Formiga já testou 59,19 pessoas a cada mil habitantes, enquanto Divinópolis testou somente 3,95. Em Itaúna o número de testes é de 12,62; em Araxá, 12,57. Até a divulgação da reportagem, em Nova Serrana haviam sido testadas 6,36 pessoas e em Bom Despacho, 6,32. Já em Pará de Minas o número é de 16,24 e em Lagoa da Prata, 33,11 testagens.

Curados

Foi nesta semana, que, pela primeira vez, o número de curados superou o de pacientes em acompanhamento. De acordo com o último boletim, das 432 pessoas que foram infectadas pelo vírus em Formiga, 183 estão em acompanhamento, 234 estão curadas e 12 vieram a óbito em decorrência da doença.

Imprimir
Comentários