O reitor do Unifor-MG, Marco Antonio de Sousa Leão, defendeu no dia 15 deste mês, sua tese de Doutorado. O seu trabalho acadêmico teve como título: “A Marcha das Privatizações no Brasil e o Papel Institucional das Agências Reguladoras – O Caso Anatel”.

O curso de doutorado foi realizado na Universidad Del Museo Social Argentino (UMSA), localizada no centro de Buenos Aires, na Argentina.

O professor Marco Leão relatou que o doutorado abrangeu a área de Ciências Jurídicas e Sociais e que o tema escolhido e desenvolvido é bastante amplo e muito polêmico. “As privatizações modificaram por completo a estrutura da economia do país, e redesenhou um novo papel para o estado brasileiro. É um assunto que ainda continua em discussão, pois a tese do Estado Mínimo continua viva em diversos pensamentos dos vários segmentos da sociedade nacional”, argumentou.

O reitor afirmou que pretende deixar uma cópia da tese na biblioteca do Unifor-MG. “Partes da minha pesquisa também poderão ser publicadas no próximo livro do Curso de Direito, facilitando o acesso dos interessados”, destacou.

Além de contribuir para os estudos sobre as privatizações, o título conquistado pelo reitor colabora para o enriquecimento do quadro de professores do UNIFOR-MG.

Quanto à escolha da Universidad Del Museo Social Argentino, Marco Leão falou sobre a dificuldade em se dedicar a um curso com aulas durante o ano todo. Ele também é presidente da Fuom e professor do curso de Direito.

“Em Buenos Aires tive a oportunidade de estudar no período de férias, o curso foi realizado em módulos. Foi uma experiência nova, pois convivi com doutores do Mercosul, e o Brasil faz parte desse contexto”, completou.

Quanto ao sistema de avaliação, o reitor contou que a banca é composta por três doutores da área defendida e o orientador, diferente de como ocorre no Brasil, não participa.

A defesa foi acompanhada pelo professor doutor Altair Resende Alvarenga, Juiz da Vara de Família e Sucessões da Comarca de Formiga.

“Somos amigos e fizemos parte da mesma turma do doutorado. Fiquei satisfeito e agradecido com a presença dele. Também fui assistir à defesa de sua tese, foi uma retribuição”, afirmou o reitor.

Histórico

O título é mais uma conquista acadêmica em um extenso currículo do reitor. Dentre outros cursos, é graduado em Direito, História e Geografia.

Tem mestrado em Gestão Escolar, o que contribuiu para o enriquecimento dos trabalhos na presidência da Fuom e como Reitor do Unifor-MG.

Dessa vez, o doutorado é mais direcionado para a atuação como docente do curso de Direito. Sobre a dedicação ininterrupta aos estudos, Marco Antonio de Sousa Leão enfatizou o compromisso com os discentes.

“O professor tem que ser um exemplo, um espelho para o aluno. Sempre estudar, buscar se reciclar. Mostrar na prática o que se defende em sala de aula: que é se dedicar a uma educação continuada. E quanto mais conhecimento o docente adquire, mais o estudante confia naquele que ensina”, afirmou.

O reitor disse que está satisfeito com mais essa conquista e que, para 2016, planeja divulgar a sua tese no meio acadêmico e desenvolver artigos sobre o tema.

A defesa de Marco Antonio de Sousa Leão foi acompanhada pelo professor Dr. Altair Resende Alvarenga

 

Fonte: Unifor-MG ||

COMPATILHAR: