A Prefeitura de Bambuí divulgou nesta semana o resultado do Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) do município. O levantamento foi feito entre os dias 8 e 12 deste mês.

O LIRAa apresentou como resultado em média 15,8% para Aedes aegypti e 1,2% Aedes albopictus, por amostragem. O município está classificado como terceiro grau de risco de transmissão da dengue pela presença do vetor Aedes aegypti. Esses mosquitossão transmissores da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

A Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos, está realizando um mutirão de limpeza pelos bairros.

Os moradores devem pegar tudo aquilo que acumule água, recipientes tais como: tampinhas de garrafas, garrafas de plásticos, cascas de ovos, latinhas, saquinhos plásticos, vasilhas de vidro, copos descartáveis ou qualquer outro objeto que possa acumular água e deixe no local indicado para que seja recolhido.

Quando é considerado alto índice de infestação?

Segundo o mobilizador em Saúde, Geraldo Moura, de 1 a 3,99% considera-se situação de médio risco e acima de 4% passa a ser considerado alto risco de epidemia das doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti.

Como é feito o LIRAa?

O Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) é realizado por meio de pesquisa de três regiões da cidade e com isso as análises de criadouros foram executadas. Mais de 40% dos focos foram encontrados em depósitos como vasos e pratos de plantas, além de pingadeiras e bebedouros de animais. E pouco mais de 30% em depósitos ao nível do solo, como barris, tambor, tanques e poços. Ainda foram encontrados focos em depósitos elevados e fixos como caixas de água, calhas, obras e etc. Além destes, através do LIRAa foi encontrado focos em lixos, pneus e outros materiais.

Anualmente, são desenvolvidos quatro levantamentos. Estes dados são importantes, pois orientam os trabalhos dos agentes municipais de endemias e auxiliam o poder público no diagnóstico e acompanhamento da situação nos municípios brasileiros.

 

Fonte: TV Bambuí ||

COMPATILHAR: