A prazosina, uma substância usada como remédio para baixar a pressão sanguínea, também pode ser usada no tratamento de pesadelos, mais especificamente quando esses pesadelos são provocados por eventos traumáticos, como experiências de guerra.
Nesta terça-feira (6), um trabalho apresentado no Congresso Europeu de Psiquiatria, em Praga, na República Tcheca, resumiu o resultado de 12 pesquisas anteriores. A revisão sistemática comprovou a eficácia da prazosina como um tratamento psiquiátrico.
Além de baixar a pressão, a substância bloqueia algumas funções da adrenalina no corpo. Isso reduz a ansiedade e o risco de pesadelos em pessoas com o chamado transtorno de estresse pós-traumático.
Esses pacientes sofrem com pesadelos realmente assustadores, que envolvem ameaças físicas e emocionais. Os pesadelos prejudicam a qualidade do sono e, nos casos mais graves, podem levar ao abuso de álcool e outras drogas e até ao pensamento suicida.
?Não há muita coisa disponível para tratar pesadelos em termos de remédios, então a prazosina é uma opção promissora?, afirmou Simon Kung, da Clínica Mayo, autor do estudo. O pesquisador disse ainda que o tratamento apresentou poucos efeitos colaterais.

print
Comentários