A renovação da matrícula dos estudantes da rede pública estadual de ensino de Minas Gerais que pretendem permanecer na mesma escola em 2021 vai até o dia 30 deste mês.

Neste ano, de acordo com a Resolução SEE nº 4.421, publicada no fim de setembro, o processo será feito de forma on-line, sem a necessidade de comparecer à unidade de ensino.

A renovação de matrícula para os estudantes que já estão na rede estadual de ensino será formalizada pelos pais/responsáveis ou pelo próprio aluno, quando maior de idade, no endereço renovacao.educacao.mg.gov.br. No caso dos alunos que não têm acesso à internet, as famílias, ou o aluno maior de 18 anos, devem entrar em contato com a escola, por meio de telefone, aplicativo de mensagens, e-mail ou outros meios disponíveis, dentro deste mesmo período, para manifestar à gestão da unidade de ensino o interesse de continuidade de estudos onde se encontram matriculados.

O estudante que já se encontra matriculado em 2020 na escola estadual e que dará continuidade aos estudos em 2021 terá assegurado o direito de permanência na mesma unidade de ensino, desde que haja turmas previstas para o ano de escolaridade seguinte ou, nos casos de retenção, para o mesmo ano de escolaridade que cursou. Para quem pretende mudar de escola ou vir de outra rede para a estadual, será necessário aguardar o momento do cadastramento escolar, que, de acordo com a resolução, será em novembro.

Quando do retorno às atividades presenciais, os documentos comprobatórios dos dados informados no ato da renovação de matrícula poderão ser solicitados pela escola.

Renovação

Para realizar a renovação da matrícula, os pais /responsáveis, ou o aluno maior de 18 anos, deverão acessar o site renovacao.educacao.mg.gov.br  até 30 de outubro. Será necessário inserir o número da matrícula no campo destinado ao login, e a data de nascimento com dia, mês e ano com os quatro dígitos (sem barras), no espaço destinado à senha.

Caso o estudante não tenha o número da matrícula, basta clicar na opção “recuperar número de matrícula do aluno”. Ao selecionar essa opção, o sistema solicitará identificação da escola onde o aluno está matriculado, seu nome completo, data de nascimento e o nome da mãe ou do pai.

Ao concluir o procedimento de renovação da matrícula, será disponibilizado aos pais/responsáveis ou ao próprio aluno, quando maior de idade, o comprovante de renovação que poderá ser impresso ou salvo em formato PDF.

Fonte Segov

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