Dois projetos de leis para melhorias na saúde em Formiga foram aprovados na Câmara Municipal na reunião desta semana.
O projeto 604/2012 autoriza a abertura de crédito especial no valor de R$25.307,94 para a aquisição de equipamentos para o Pronto Atendimento Municipal (PAM), assim como para instalar o Protocolo de Manchester.
Já o projeto 608/2012 autoriza a celebração de convênio e concessão de subvenção social no valor de R$410.200 para a Santa Casa de Caridade de Formiga.
Durante a aprovação, alguns vereadores comentaram sobre os projetos. José Gilmar Furtado (Mazinho/DEM) disse que esperava que a Secretaria de Saúde empregasse o recurso financeiro no Protocolo de Manchester, assim como o Ministério da Saúde sugere.
Reginaldo Henrique dos Santos (Dr. Reginaldo) falou da importância de se ter um Pronto Atendimento mais equipado. ?Hoje se faz muitas exigências para se ter um Pronto Socorro, antes não tinha isso e esse repasse vem no sentido de somar, de melhorar. Lá, temos uma adaptação precária até podermos chegar à Unidade de Pronto Atendimento [UPA], que já vem sendo construída?, disse.
Gonçalo Faria explicou que a implantação do Protocolo de Manchester é uma exigência para que se possa implementar o sistema da UPA e o atendimento de urgência em Formiga. ?Quero lembrar que mesmo com deficiências em todo o setor de saúde, quando o Pronto Socorro foi para as ?barras? da Santa Casa acabou com o corredor da morte?.

Protocolo de Manchester
O protocolo é um método de abordagem dos pacientes que recorrem ao serviço de saúde. Com ele, o paciente, assim que chegar à UBS será encaminhado a uma sala de triagem onde um enfermeiro ouvirá sua queixa inicial. Em seguida, este profissional definirá qual a sua gravidade clínica e a qual especialidade ele deverá ser encaminhado.
Para realizar esta avaliação, o profissional deverá seguir os procedimentos indicados no protocolo. Estes procedimentos são linhas guias que permitem estabelecer qual o tempo de espera máximo de um paciente, de acordo com o seu quadro clínico. Este tempo varia com a gravidade da queixa relatada.
A cor vermelha significa emergência e tem atendimento imediato; a laranja indica casos muito urgentes e prevê atendimento em 10 minutos; o amarelo significa urgente e prevê que o paciente pode esperar por no máximo 1 hora o atendimento médico; já o verde e o azul são considerados casos de pouca urgência e prevê 2 horas e 4 horas de espera, respectivamente.

COMPATILHAR: