O carnavalesco e um dos idealizadores do desfile das escolas de samba Unidos da Rua Nova e Batuqueiros do Alvorada, Miguel Alves, faria uso da ?Tribuna do Povo? na reunião da Câmara Municipal nesta segunda-feira (28). Pelo fato de Miguel estar atarefado com os preparativos para o Carnaval 2011, que já estão na reta final, o mestre de bateria da Unidos da Rua Nova, Jaci Honório de Paula, compareceu à Câmara e falou sobre a expectativa para o resgate ao Carnaval.
O mestre de bateria ressaltou a volta dos desfiles em Formiga, que ficaram suspensos por 21 anos. ?Ninguém pensava mais que teria um carnaval de rua em Formiga. Graças a Deus corremos atrás. Contamos com o apoio do vereador Cid Corrêa [PR]. O pessoal está trabalhando nos últimos detalhes. Temos que agradecer às pessoas que estão indo nos ensaios todos os dias. Ainda temos alguns instrumentos, quem se interessar pode ir lá. Temos uns 70 instrumentos que serão usados no desfile. O Carnaval em Formiga já foi considerado um dos segundo ou terceiro melhor de Minas Gerais, quando tinha seis escolas de samba. Mesmo as pessoas que forem para Furnas, convidamos para irem ao desfile, Furnas é pertinho. As fantasias estão muito bonitas?.
No plenário da Câmara foi passado um vídeo mostrando a confecção das fantasias. Miguel Alves deu um depoimento emocionado sobre o Carnaval em Formiga. ?Estamos trazendo o Carnaval em grande estilo. Vai ser um espetáculo. Tanto é que em São Paulo já falaram que, aqui em Formiga, terá um pequeno Carnaval do Rio de Janeiro, no interior de Minas. Estamos muito emocionados, pois estamos na reta final. Estamos fazendo esse Carnaval para pessoas de baixa renda, que ficam aqui em Formiga e não podem ir para Furnas. Teremos arquibancada e, modéstia a parte, será um show, coisa que Formiga nunca viu?, ressaltou.
O presidente do Legislativo, Moacir Ribeiro/PMDB, parabenizou o vereador Cid Corrêa pela iniciativa do desfile. ?Ele levantou o Carnaval de Formiga, que estava esquecido, se não fosse o vereador Cid Corrêa não teria nada. Teve a colaboração da Prefeitura, mas a iniciativa foi do vereador Cid?.
A equipe está trabalhando para a realização do desfile há um ano e meio, segundo o vereador Cid Corrêa. ?Além do resgate do Carnaval na cidade, vimos que havia muitas pessoas que não tinham condições de viajarem para as cidades vizinhas ou para Furnas. A nossa primeira proposta foi essa. Já estão mais de seis meses ensaiando. São muitas pessoas que estão trabalhando nesse projeto voluntariamente. É mais fácil organizar um evento do que reativar um que estava parado há 21 anos, é muito mais difícil?, disse.
Cid Corrêa conseguiu uma emenda parlamentar de R$ 40 mil, com deputado Doutor Viana para a realização do desfile, em seguida, a Prefeitura repassou R$72.400, por meio de um projeto de lei, que foi aprovado pelos vereadores no dia 29 de novembro
A festa contará ainda com a participação dos blocos Vai Quem Quer, Chapa e Império Serrano, e Rodera. Os desfiles serão realizados na avenida José Augusto Souza Júnior (paralela ao Coreto da Praça da Rodoviária), no domingo e na terça-feira (6 e 8 de março) a partir das 20h30, e toda a população está convidada.

COMPATILHAR: