O vice-presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública (Consep), reverendo Ricardo Xavier, fez uso da ?Tribuna do Povo? na reunião da Câmara Municipal de segunda-feira (16). Ele falou aos vereadores e demais presentes sobre a construção da Casa de Acolhimento ao Menor Infrator.
Ricardo Xavier apresentou os problemas do menor infrator no município. ?Infelizmente, a nossa cidade é clara e notória em uso compulsivo de drogas e substâncias entorpecentes, que estão atraindo nossos adolescentes e jovens. São problemas de uma forma precursora para a violência, resultando em atos fracionais e crimes. Sabemos que o problema das drogas é complexo?.
De acordo com o reverendo, uma representante dos estabelecimentos comerciais localizados no Centro da cidade apresentou uma relação de empresários que buscavam uma intervenção junto às autoridades competentes para tratar do assunto ligado aos menores infratores. ?Os menores estavam desafiando os comerciantes, abordando as pessoas nas ruas, riscando carros, constrangendo os motoristas, para ?vigiá-los? em troca de gorjetas, sobre a implícita ameaça de danos materiais, abordando idosos nas portas das casas lotéricas e bancos para roubá-los, dentre outras práticas e atos infracionais?, contou.
O vice-presidente destacou que a criação da Casa do Menor caminha em duas vertentes: uma área doada pelo Executivo, próxima à Fundação Educacional, Assistencial e de Proteção ao Meio Ambiente (Feama), onde seria construída uma Casa do Menor com recursos do Estado, e seria uma unidade regional, com 80 vagas. ?O que nós acreditamos, juntamente com o Judiciário, é trazer mais transtornos do que soluções para os nossos problemas?.
A outra vertente seria uma área doada pelo Executivo para a criação da Casa do Menor, uma unidade de atendimento ao adolescente em conflito com a lei, que iria gerar 20 vagas, sendo 10 vagas para internação compulsória e 10 vagas em regime semi-aberto. ?A criação desta casa poderia ser em parceria com Pimenta e Córrego Fundo, onde os recursos seriam captados por empresários, por meio de influência dos senhores [vereadores]. Nós solicitamos o vosso empenho em prol dos interesses da comunidade formiguense. Que os senhores possam dispor dos meios, juntos a seus pares na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, bem como no Congresso Nacional?, solicitou Ricardo Xavier
Os vereadores ressaltaram o apoio à construção do abrigo no município e sugeriram que fosse realizada uma reunião com o Executivo para discutirem sobre o assunto.
Na oportunidade, o presidente do Consep, Leonardo Almeida, que também estava presente na reunião, homenageou a auditora da Câmara Municipal, Mariana, representante do Legislativo no Consep, pelos serviços prestados ao conselho.
O conselho
O Consep é uma organização civil de composição heterogênea, diversos órgão e segmentos fazem parte do conselho, que não tem fins lucrativos religiosos ou políticos. O objetivo é congregar lideranças comunitárias juntamente com as autoridades e órgãos de sistema de defesa social, para planejar ações de segurança, resultando na qualidade de vida da comunidade.
O conselho conta com a parceria da Polícia Militar, Poder Judiciário Criminal, 16ª Sessão da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Secretaria de Desenvolvimento Humano, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar e Assistência Social, diversas associações de classe e imprensa.

COMPATILHAR: