Na segunda-feira (18), foi realizada uma reunião entre representantes da Santa Casa e do Sindicato dos Trabalhadores em Serviços de Saúde de Formiga (STSSF), na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Minas Gerais ? Seção de Relações do Trabalho, em Belo Horizonte.
O encontro teve como objetivo dar andamento às negociações do novo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), referente a 2010/2011. Na ocasião, após as considerações feitas pelas partes, uma proposta conciliatória para o fechamento do ACT foi apresentada pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
Dentre os itens propostos, estão: manutenção da data-base em 1º de março; renovação das condições e cláusulas do instrumento coletivo de trabalho 2008/2009; aumento do valor do ticket alimentação; acolhimento das propostas patronais quanto a cláusulas relacionadas à jornada de trabalho; manutenção de um psicólogo para acolhimento e orientação dos funcionários; e respeito aos ajustes já feitos diretamente entre as partes.
Todos os itens propostos pelo Ministério do Trabalho serão analisados pela mesa administrativa da Santa Casa. O Hospital deverá apresentar uma posição em um novo encontro, agendado para o dia 3 de novembro, às 10h30, também em Belo Horizonte, com a presença de representantes de ambas as partes. As propostas discutidas em uma reunião promovida no dia 4 de outubro foram entregues aos membros do STSSF, que deverão analisá-las e apresentar um resultado também no dia 3.
Representantes do Sindicato dos Empregados em Estabelecimento de Serviços de Saúde de BH e Região também compareceram à reunião.
No dia 4 de outubro, outra reunião foi realizada entre representantes da Santa Casa e do sindicato, em Belo Horizonte. Durante o encontro, o STSSF se comprometeu a enviar para análise uma contraproposta à Santa Casa, constando os pontos discordantes em relação ao acordo. Além disso, as partes também entregaram documentos que farão parte do processo e analisados pela mediação. Após as considerações, foi agendada a reunião do dia 18.
Trajetória
Um novo ACT está sendo negociado entre a Santa Casa e o sindicato desde o dia 16 de julho, quando foi publicado o arquivamento do Dissídio Coletivo de Trabalho 2009, após o julgamento do processo pelo Tribunal Regional do Trabalho. Várias reuniões já foram realizadas entre as partes, com o objetivo de solucionar o conflito e encontrar um caminho que beneficie e ampare instituição e funcionários.

COMPATILHAR: