A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) enviou a Formiga o diretor de Estruturação de Turismo, Marcos Castro, e o assessor de Gastronomia e Marketing Turístico, Ruy Felipe. Eles estiveram na cidade na quarta e quinta-feira desta semana (3 e 4), para fazerem análise e relatório sobre o potencial turístico formiguense.

No primeiro dia de visita, Marcos e Rui foram à Prefeitura para uma reunião com o prefeito Eugênio Vilela e membros da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, pasta a qual está subordinado o Departamento de Turismo. Para auxiliar na apresentação das demandas do município, também participaram da reunião a presidente da Câmara, Wilse Marques; e representantes do Centro Comunitário de Pontevila; do Circuito Grutas e Mar de Minas; da Acif/CDL; do Conselho Municipal de Turismo; do Sebrae; e formiguenses envolvidos com o setor.

Na reunião, Marcos explicou que o objetivo da visita foi conhecer Formiga e saber quais são as demandas da cidade em relação ao turismo, para encaminhá-las para os demais departamentos da Setur.

Os presentes explicaram aos membros da secretaria quais as necessidades do município. O coordenador do Departamento de Turismo, Thadeu Alencar, ressaltou que o principal objetivo da Prefeitura é democratizar o acesso ao Lago de Furnas, para que pessoas de todas as camadas sociais possam usufruir do principal ponto turístico de Formiga.

Thadeu ainda destacou que a Prefeitura vem trabalhando com o intuito de colocar a cidade novamente no mapa estadual e, como consequência, após isso, no mapa nacional do turismo. “A reunião foi produtiva também para afinar as informações que a Setur tem do município, o que melhora as possibilidades de um trabalho construído em parceria”, comentou.

No dia seguinte, Marcos e Ruy foram levados para conhecerem os principais pontos turísticos da cidade, como o Lago de Furnas.

 

Volta ao Circuito

Com a vinda dos representantes do Circuito Grutas e Mar de Minas – o presidente e secretário de Turismo de Pimenta, Paulo Esteves, e a gestora, Fernanda Cunha – o prefeito aproveitou a oportunidade para assinar o documento que garante o retorno de Formiga para a entidade.

COMPATILHAR: