Nessa quarta-feira (24), representantes de quatro cidades do Centro-Oeste de Minas Gerais se reuniram em Divinópolis para discutir a implementação de um gasoduto na região. O encontro foi realizado no Espaço Coworking do Grupo Educação, Ética e Cidadania (Geec).

As negociações para a implantação começaram em 2014 e as discussões sobre o assunto em 2015. Na época, foi anunciada uma previsão de cerca de R$ 4 bilhões em investimentos que beneficiariam cidades do Centro-Oeste de Minas, do Alto Paranaíba e do Triângulo Mineiro, mas, desde então, o projeto seguiu sem continuidade na região de Divinópolis.

Participaram do encontro o ex-conselheiro da Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig), Carlos Eduardo Orcini, o prefeito de Itapecerica, Wirley Rodrigues (PHS), o prefeito de Carmo do Cajuru, Edson Vilela (PSB), o prefeito de Arcos, Denílson Francisco Teixeira (MDB), o diretor da Agência de Desenvolvimento Econômico do Vale do Pará, José Elísio, a presidente do Grupo Gestor de Divinópolis, Alexandra Galvão, e o presidente da Associação Comercial de Divinópolis, Leo Gabriel.

De acordo com o portal G1, o prefeito de Carmo do Cajuru afirmou que a expectativa é que o projeto contribua para o crescimento da economia na região. “Nós estamos tentando trazer, liderar o movimento, de trazer o gás natural, o gasoduto, não só pela questão de novos investimentos na região, mas também para a manutenção de outras empresas”, relatou.

Segundo Carlos Eduardo Orsini, a chegada do gasoduto à região poderá impactar diretamente em setores como a metalurgia, o setor têxtil e o ceramista. “O Centro-Oeste não pode mais ficar parado. E o gás entra como fator importantíssimo para atrair novos e futuros empreendimentos. Eu estou muito otimista para isso e à disposição de todos aqui”, pontuou.

De acordo com o prefeito de Itapecerica, a retomada dos trabalhos é fundamental para o desenvolvimento das cidades e revelou que está em elaboração um projeto para a instalação de um centro tecnológico em Marilândia, distrito do município.

“O gasoduto é muito importante para a geração de empregos. Economicamente também, é quase 50% mais barato do que a energia para as indústrias e isso vai gerar emprego e renda para a nossa região. Então, é muito importante o desenvolvimento da nossa região e a implementação do gasoduto nas vias de acesso para essas cidades. Estamos buscando a viabilidade [para a implementação do centro] junto ao Governo do Estado, junto às lideranças políticas e, com união e o esforço de todos, pretendemos alavancar o desenvolvimento da nossa região”, concluiu Wirley.

 

 

Fonte: G1 ||

COMPATILHAR: