Foi realizada, no último dia 16, às 19:00 h, no Salão Nobre do UNIFOR-MG ?Eunézimo Lima?, uma palestra com representantes do Grupo Zema, abordando o tema Gente que acredita e faz. O evento contou com a presença de alunos, professores, funcionários do grupo e empresários formiguenses, além da apresentação de músicos da EMMEL (Escola de Municipal de Música Eunézimo Lima).

A mesa do evento foi composta pelo Reitor do UNIFOR-MG, Prof. Ms. Doutorando Marco Antônio de Sousa Leão; pelo diretor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas e Exatas (ICSAE), Prof. Ms. ADM. Eugênio Vilela Júnior; pelos palestrantes da noite, Sr. Ricardo Zema e Wagner de Freitas Oliveira; pelo aluno do quinto período de Administração, Jeferson de Souza; e pelo presidente da ACIF (Associação Comercial, Industrial de Serviços e Agronegócios de Formiga/MG) e vice-presidente da FUOM (Fundação Educacional Comunitária Formiguense), Remaclo Couto. Todos os representantes do Centro Universitário se manifestaram quanto à importância do evento para os alunos e para a comunidade em geral.

O diretor de marketing e talentos humanos das empresas, Wagner Oliveira, deu início às apresentações. Durante a palestra, ele falou sobre os vários programas de apoio e incentivo aos funcionários oferecidos pela empresa, que, segundo ele, tem como principal objetivo a valorização dos mesmos. ?Sabemos que investir em pessoas vale a pena. Temos mais de quatro mil colaboradores e queremos que todos eles se sintam felizes e bem recebidos pelo grupo. Devido a esse constante aprimoramento dos profissionais, recebemos, por diversas vezes, prêmios de relevância nacional, que representam o resultado positivo desse investimento?, disse. O diretor falou, também, sobre um importante projeto das empresas Zema, a Unizema, uma universidade corporativa mantida pelo grupo, responsável por formar profissionais aptos a assumir a gerência das lojas.

Sr. Ricardo Zema, presidente das empresas, contou sua história de vida, moldada por muito empreendedorismo e otimismo. Toda a trajetória do grupo, que já está na quarta geração de diretores e irá completar, em 2008, 85 anos, foi apresentada, inclusive as mudanças de setores explorados, como: carros, eletrodomésticos e petróleo. Sr. Ricardo, natural de Araxá/MG, contou como começou suas atividades na empresa, com apenas dezessete anos, devido à morte do pai. Segundo ele, ?atuando em várias frentes e com um ímpeto sempre empreendedor, construí, a partir de um pequeno negócio em crise, um respeitado e sólido grupo empresarial, considerado, hoje, um dos maiores varejistas do interior mineiro?, contou.

Ao final da palestra, o presidente do grupo sorteou livros aos participantes. O coordenador do curso de Administração do UNIFOR-MG, Prof. Ms. Humberto Gomes Pereira, agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância da palestra, dizendo que ?o Sr. Ricardo Zema é um exemplo vivo de perseverança, persistência e amor?.

A entrada do evento foi feita mediante a doação de alimentos não perecíveis, que serão doados ao Lar Esperança Renascer, de Formiga.

Aluno que apoia o curso
O aluno do quinto período de Administração, Jeferson Uilians de Souza, foi o mediador do evento. Trabalhando na Eletrozema de Formiga/MG, desde setembro do ano passado, o aluno participou de um curso introdutório, em Araxá, e assistiu a diversas palestras, dentre elas, a do Sr. Ricardo e do diretor Wagner, das quais gostou muito. Com o apoio do coordenador do curso de Administração, foi possível programar a visita dos palestrantes ao Centro Universitário, que se dispuseram a fazer, gratuitamente, as apresentações.

COMPATILHAR: