Desde 1990, o Sindicato dos Produtores Rurais de Formiga (Sinrural) tem enfrentado diversos problemas judiciais devido à poluição sonora provocada em dias de evento, realizados no Parque Municipal Luiz Belo Primo (Parque de Exposições), causados por ruídos em níveis acima do permitido pela Legislação.
Para reforçar os processos existentes contra a poluição sonora, há laudos técnicos ambientais de ruídos de 21 locais nas imediações do Parque de Exposições, em datas e locais alternados, e diversos abaixo-assinados e declarações feitas por centenas de moradores da região.
Após diversas audiências, representantes do sindicato e do Ministério Público assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), no qual o Sinrural se compromete a não fazer mais do que seis eventos, por ano, no Parque de Exposições, respeitando os seguintes horários:
-sexta-feira a partir de 21h30 as 3h de sábado,
-sábado de 21h30 as 4h do domingo,
-domingo de 21h30 a 00h, salvo na Exposição Agropecuária Anual, quando o evento poderá ter início às 14h e se estenderá até as 3h da segunda-feira.
-de segunda a quinta-feira, de 21h30 a 00h.
A redução do volume do som deverá ser feita, gradativamente, na última hora do evento. O descumprimento resultará em multa de R$3.500, por denúncia, na qual for constatada a poluição sonora fora do horário permitido.
O presidente do Sinrural, Ivanir José Julio, comentou que a negociação de um terreno para levar o Parque de Exposições para fora da cidade já está avançada. ?A partir do momento que a Câmara aprovar a permuta entre a Prefeitura e o Sinrural, fechamos a negociação e já começamos as obras dentro de 60 dias. Minha expectativa, se eu for eleito novamente presidente, é de que a Exposição de 2012 já seja num local mais confortável e terá uma arena rebaixada e coberta, salões de festa, praça de alimentação, uma hípica e outras coisas. Será um parque moderno?, afirma.
Ivanir comentou ainda que a permuta foi boa tanto para o sindicato quanto para a Prefeitura, mas que quem mais ganhou foi a cidade. ?Formiga vai ter um centro administrativo com todas as repartições e a Câmara num só local, facilitando a vida de quem depende do serviço público, além de um Parque de Exposições Moderno?, ressalta.

COMPATILHAR: