No último dia 19, na parte da manhã, representantes do UNIFOR-MG fizeram uma visita a um terreno, na região da Comunidade de Vendinha, próximo a Córrego Fundo/MG. O local, inabitado, pertence ao formiguense Sandrino R. Faria, ex-aluno do Colégio de Aplicação, que pretende dar uma finalidade educativa à terra.

A comitiva foi ao local para averiguar a possibilidade de explorá-lo como laboratório para os alunos do UNIFOR-MG. Segundo os professores presentes, o ambiente possui muitos espécimes botânicas e maravilhosas formações rochosas. A Profa. Ms. Cláudia Nogueira fala sobre a diversidade encontrada no local. ?A área, segundo o proprietário, foi usada para plantio de milho e está em processo de sucessão ecológica, o que significa que ela está retornando ao estado inicial, como era antes de ser área de cultivo. As espécies vegetais que estão ocupando a área são espécies nativas e também espécies trazidas por polinizadores. O lugar apresenta um arranjo de espécies vegetais e rochas muito bonito. As rochas apresentam um desgaste químico causado pela ação da água das chuvas e as plantas existentes no local se inserem nestas rochas, formando um conjunto admirável. O bioma me pareceu ser de transição, apresentando características de Mata de Galeria e Cerrado, predominante em nossa região. Para que se determine as espécies predominantes, há necessidade de uma avaliação mais detalhada do lugar, que, inclusive, pode se tornar um local para pesquisas e turismo ecológico, atividades características de Unidades de Conservação?, explica.

Convite
O convite do proprietário para o conhecimento da terra e para cedê-la como ambiente de pesquisa ao Centro Universitário foi feito ao coordenador do curso de Administração, Prof. Ms. Eugênio Vilela Júnior, que se interessou pela possibilidade de ampliar as oportunidades práticas dos alunos.

Comitiva
A comitiva foi formada pelo coordenador do curso de Administração, Prof. Ms. Eugênio; pelos professores Ms. Cláudia e Ms. Anísio Cláudio Rios Fonseca; pelo coordenador do curso de Engenharia Ambiental, Prof. Dr. Leyser Rodrigues Oliveira; por uma representante do Departamento de Comunicação Social e Cultural; e dois representantes da Assessoria de Imprensa.

COMPATILHAR: