O nível de armazenamento dos reservatórios das Regiões Sudeste e Centro-Oeste iniciou o mês de março abaixo de 35% pela primeira vez desde 2001.
Segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), há um ano, os reservatórios das regiões operavam com 45,2% da capacidade total, com trajetória de recuperação.
Atualmente, o que se observa é justamente o oposto, tanto que a perda acumulada ao longo de fevereiro foi de 5,4 pontos percentuais.
A piora nos reservatórios das Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste não reflete apenas as fracas chuvas deste começo de ano, mas também a recuperação do consumo de energia com o aumento das temperaturas nos últimos dias.
Na quinta-feira (6) o nível do reservatório de Furnas, que atende boa parte da região (17,46%) operava com apenas 32,6% da capacidade total.

Racionamento
Com os níveis dos reservatórios cada vez mais baixos, fruto de uma combinação de falta de chuva e aumento do consumo, a possibilidade de racionamento dada como ?baixíssima? pelo Ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, não se mostra tão baixa assim.
Com os resultados abaixo dos estimados pelo Ministério, que já eram próximos dos 35% da capacidade para o início de março, se aproxima dos 20% a possibilidade da população ter acesso à energia apenas em determinados horários como ocorreu em 2001.
Para manter o abastecimento de energia, o governo investe nas caras termoelétricas que já estão a todo vapor e a conta vai mesmo sobrar para o consumidor brasileiro.
Especialistas lembraram que o setor elétrico brasileiro deve se preparar para períodos menos chuvosos e com temperaturas elevadas. Para eles, essa combinação será cada vez mais comum.
Segundo Gilvam Sampaio, professor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o cenário atual é muito semelhante ao de 2001, quando houve racionamento. ?Essa alta pressão impede a formação de nuvens. Por isso, não chove. Isso ocorre principalmente na Região Sudeste. Além disso, quando uma frente fria consegue furar esse bloqueio, o que vemos são chuvas muito intensas e concentradas?.

COMPATILHAR: