O nível dos reservatórios das hidrelétricas do subsistema Sudeste/Centro-Oeste melhorou nos últimos dias. Segundo os dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), até domingo (13) o volume de água armazenada havia subido para 29,8% da capacidade total, 0,5 ponto porcentual acima do verificado no dia anterior e 1 ponto porcentual acima do observado no dia 31 de dezembro de 2012.
Apesar dos sinais de melhora, a situação ainda segue delicada nas duas regiões, uma vez que o volume de armazenamento está apenas 4,7 pontos porcentuais acima do limite de segurança estabelecido pelo ONS. Os dados confirmam as previsões do operador realizadas na última sexta-feira (11), quando divulgou a revisão do Programa Mensal da Operação (PMO).
No documento, a entidade previa fortes chuvas nas principais bacias hidrográficas do País entre 12 e 18 de janeiro, com a redução da intensidade das precipitações ao longo da semana. De fato, a recuperação do nível dos reservatórios do Sudeste e Centro-Oeste é extremamente importante para o setor elétrico brasileiro. Isso porque as duas regiões concentram aproximadamente 70% da capacidade de armazenamento de água do País.

COMPATILHAR: