Mulheres que têm fobia de câncer podem passar por uma cirurgia para a retirada da mama. O procedimento, novo no Brasil e no mundo, divide especialistas.
A cirurgia consiste na retirada do tecido da glândula mamária e linfonodos sob as axilas, e é indicada para mulheres que têm parentes de primeiro grau que tiveram câncer de mama antes da menopausa, que carregam mutação genética, aumentando o risco em 80%, e que têm fobia da doença. É feita uma avaliação com um time de psicólogos e especialistas em cada caso.
Médicos ficam divididos quanto à cirurgia, que promete redução em 95% das chances de o câncer se desenvolver, já que não há 100% de garantia da não incidência da doença. A cirurgia é agressiva e consiste em mutilação, mas ganhou espaço na mídia depois de ter sido feita pela cantora Rita Lee.
O processo de cicatrização é difícil e há riscos de a mulher perder a auréola e o mamilo. Além disso, ela perde a sensibilidade do órgão, já que uma prótese é colocada no lugar das mamas. Apesar dos riscos, cresce o número de procuras pelo procedimento, que não é feito pelo SUS e custa caro no Brasil.

COMPATILHAR: