Após muitos impasses, a administração municipal solicitou à Câmara que o projeto de lei 036/2012 fosse retirado da pauta de votações. O projeto se refere ao financiamento com a Caixa Econômica Federal, no valor de até R$ 4 milhões, para dar continuidade às obras de construção dos interceptores da rede de esgoto dos rios e córregos de Formiga.
A retirada do projeto, segundo informações da Caixa Econômica, se deu em virtude de que não há mais tempo hábil para que o município contrate operações de crédito e, dessa forma, a Prefeitura estudará uma nova alternativa.
A aprovação ou não do projeto foi discutida em várias reuniões do Legislativo, quando os vereadores criticaram o valor dos gastos. Eugênio Vilela/PV chegou a cobrar do Executivo que pelo menos enviasse uma planilha sobre a obra. Até uma reunião extraordinária foi realizada no início do ano para que o projeto fosse votado. Em outra reunião, o vereador Reginaldo Henrique dos Santos (Dr. Reginaldo/PCdoB) disse que o prefeito já estava estudando outra alternativa para conseguir recursos para a finalização da obra.
Na Prefeitura
Em entrevista ao jornal, o superintendente de Assuntos Institucionais da Prefeitura, Fernando Porto, explicou que ele, a procuradora Sandra Micheline, o advogado Márcio Leão e o diretor do Saae, Paulo Quintiliano, se reuniram com representantes da Caixa Econômica, em Divinópolis. ?O que nos foi informado nessa reunião era que a gente teria a data limite para tudo estar pronto até o dia 15 de abril. Se a Câmara votasse esse projeto na segunda-feira (26), não daria tempo para a gente arrumar toda a documentação, para dar entrada no Tesouro Nacional. Tudo o que Caixa exige, todos os trâmites, o prazo já estava extrapolado. Então, infelizmente, tivemos que retirar esse projeto de lei?.
Fernando Porto contou que o prefeito Aluísio Veloso/PT juntamente com sua equipe está estudando uma saída para ver se essa obra venha a ser inaugurada ainda neste ano. ?Eu tenho certeza, que ainda mais se tratando de um projeto ambiental, que a Câmara de vereadores, já que cada um tem seu compromisso ambiental com o nosso município, vai querer o nosso rio limpo. Estamos estudando uma nova saída e já estamos finalizando uma nova proposição a ser apresentada aos vereadores. A ideia desse primeiro projeto não tem mais sentido e vamos criar uma nova saída. O financiamento com a nossa contrapartida não tem mais como vingar. Temos que fechar isso até esta sexta-feira (30), para em seguida encaminhar para a Câmara, para que seja votado o mais rápido possível. Se essa obra não for inaugurada neste ano, que se deixe tudo pronto para o próximo prefeito inaugurar?, explicou.

COMPATILHAR: