27 de março ? A Polícia Ambiental apreendeu uma máquina usada na extração de areia alugada pelo proprietário de um terreno no bairro Vargem Grande. A apreensão ocorreu após o motorista de um caminhão que transportava o material ter sido flagrado pela equipe do jornal. O secretário de Gestão Ambiental negou ter liberado a extração. O terreno onde o material estava sendo retirado fica a menos de 200 metros da construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).
02 de abril ? Formiga ganhou em 2014 um importante espaço para a disseminação de ensinamentos sobre a preservação do Meio Ambiente. O Parque Municipal Chico Mendes conhecido por Parque do Jequitibá foi aberto em abril e está sendo usado para atividades de educação ambiental. O parque já recebeu a visita de cerca de mil alunos da rede pública municipal e estadual da cidade.
26 de setembro ? Mesmo após a renovação do convênio entre a Prefeitura e Fundação Educacional Comunitária Formiguense (Fuom) para o acolhimento e guarda de animais de grande porte vivos, capturados ou recolhidos no perímetro urbano de Formiga, o trabalho continuou paralisado. De acordo com informações obtidas pelo jornal, a secretaria não dispõe de veículo apropriado e nem de pessoal especializado para a realização deste trabalho.
24 de outubro ? Desde a implantação da Penitenciária Regional na cidade, os moradores do bairro Nova Conquista sofrem com o mau cheiro vindo do esgoto da unidade prisional. Mal dimensionada, em razão da superlotação, diariamente aquela estação deixa vazar para um tributário do Córrego do Quilombo, grande parte do esgoto, contaminando suas águas e exalando, em especial nos dias de maior insolação, um odor insuportável. Mesmo com intervenção do Ministério Público contra o Estado, o problema continua.
28 de novembro ? A Prefeitura embargou a extração de areia pela empresa Ney Joaquim Vieira Mineradora Ltda, no rio Pouso Alegre, na comunidade rural de Fazenda Velha. A atividade foi embargada devido aos sérios problemas de ordem ambiental que podem ser causados pela extração.
8 dezembro ? O Legislativo aprovou a Lei Orçamentária Anual (LOA) que fixa a receita e a despesa do município de Formiga, para o exercício de 2015. Apesar de o prefeito anunciar em seu programa de governo que a Gestão Ambiental seria uma de suas prioridades, os valores previstos na LOA, para atividades nessa área, não serão suficientes para realizar a manutenção ambiental da cidade.

COMPATILHAR: