A reunião que ocorreria nesta quinta-feira (5), entre autoridades formiguenses e representantes da Ferrovia Centro Atlântica (FCA), que hoje pertence à Companhia Vale do Rio Doce, foi desmarcada de última hora. O encontro desta vez seria em Formiga e daria continuidade aos assuntos discutidos em uma primeira reunião realizada na quinta-feira da semana passada (29), em Belo Horizonte.
Na sessão ordinária da Câmara Municipal da semana passada, foi levantada a polêmica sobre a ferrovia e os prejuízos que o município vem acumulando com a linha férrea, hoje administrada por uma das empresas mais ricas do mundo. O problema é que a linha férrea em Formiga tem 14 cruzamentos de nível, que exigem o emprego de cerca de 60 guariteiros, além de fiscais e chefes de turma o que onera o município.
Participaram do encontro na semana passada o prefeito Aluísio Veloso/PT, o presidente da Câmara Municipal, Reginaldo Henrique dos Santos (Dr. Reginaldo/PCdoB, e o secretário de Gestão Ambiental, Paulo Coelho. A FCA foi representada pelo coordenador de Relações Institucionais, José Oswaldo Cruz, e pela jornalista Raquel Fantoni Martins, analista de Relações Institucionais. O objetivo da reunião foi discutir sobre a desobrigação do município quanto ao fornecimento de guariteiros no trecho explorado pela ferrovia em Formiga.
Depois de vários questionamentos feitos pelos formiguenses, ficou agendada a reunião para o dia 5, mas esta não ocorreu.
Na reunião da Câmara desta quarta-feira (4), Dr. Reginaldo voltou a falar em tomar uma medida radical e, se preciso, interditar a linha férrea ou até mesmo impetrar ações judiciais para garantir a prevalência dos direitos do município. Outra sugestão apontada é fazer uma caravana para uma manifestação em frente à Companhia Vale do Rio Doce, para pressionarem a empresa a tomar medidas.
Segundo o presidente da Câmara, em conversa com o secretário Paulo Coelho, eles iriam aguardar até esta sexta-feira (6), que foi o prazo solicitado pelos representantes da ferrovia, para o agendamento de nova data da reunião. Do contrário, o Executivo e o Legislativo irão se reunir e pensarem em uma decisão em prol do município.

COMPATILHAR: