A reunião do Legislativo, de segunda-feira (8), foi marcada por uma homenagem em celebração ao ?Dia Internacional da Mulher? e pela manifestação dos funcionários da Santa Casa de Caridade de Formiga.
A intenção dos funcionários do hospital era pedir apoio e conscientizar os vereadores e a população sobre a necessidade de uma ação rápida e eficiente para evitar o fechamento das UTI?s Neonatal e Adulto e a Maternidade.
Os vereadores apoiaram a iniciativa, porém não foi autorizado que nenhum dos funcionários usasse a Tribuna do Povo para explanar sobre o problema. A negativa do presidente da Casa, Evandro Donizeth (Piruca), foi justificada pelas homenagens anteriormente agendadas. De acordo com Piruca, as mulheres que seriam homenageadas já estavam na Casa e a entrega do título não poderia ser cancelada. A decisão gerou revolta, mas foi acatada e os manifestantes deixaram o plenário da Câmara
As funcionárias do hospital, assim como as mulheres que estavam na Câmara ficaram indignadas com a decisão dos vereadores. ?A melhor homenagem que nós, mulheres formiguenses, poderíamos receber era que os vereadores, junto com os funcionários da Santa Casa chegassem a uma solução para ajudar o hospital. É uma tristeza ver que preferiram manter uma homenagem do que discutir soluções para um problema tão grave?, disse a funcionária pública, Katia Shirlene Michel.
Após a dispersão dos manifestantes, a reunião seguiu conforme a programação. Dez mulheres que se destacaram no desenvolvimento do município foram escolhidas pelos vereadores para receberem o título ?Mulher Cidadã?.
A desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais e cidadã honorária de Formiga, Dra. Mariângela Meyer Pires Faleiro abriu as homenagens fazendo uso da Tribuna do Povo como homenageada especial. Dra. Mariângela fez um discurso sobre a luta da mulher para conquistar seu espaço na sociedade.
Mulheres do judiciário formiguense e profissionais da área do direito acompanharam o discurso da desembargadora que foi aplaudida pelos vereadores.
As demais homenageadas, foram:
Eguimar dos Santos Morais Fonseca – vereador Juarez Eufrásio de Carvalho
Maria Celestina de Paula Fonseca ? D. Mara – Rosimeire Ribeiro de Mendonça
Neucy de Moura Alves Pimenta – Arnaldo Gontijo de Freitas
Marina de Castro Reis – Mauro César Alves de Sousa
Patrícia Aparecida Xavier Silva – Cabo Cunha
Marina Campos – Evandro Donizeth da Cunha
Elaine Cristina de Faria Castro – José Aparecido Monteiro
Maria Magna de Castro Simões – Josino Bernardes de Castro Neto
Silmara Luisa de Faria – Luciano Luís Duque
Magnólia Avelar Batista Pereira – Manoel Messias Silva

COMPATILHAR: