No último dia 29, a partir das 17 horas, os membros da CPA (Comissão Própria de Avaliação) se reuniram, na Sala de Reuniões da Reitoria, junto à assessora educacional e coordenadora da Comissão, Profa. Ms. Marilene Nepomuceno do Amaral e Castro.

Segundo a professora, o encontro foi feito com o objetivo de apresentar os novos membros da Comissão e também explicar o que é, como funciona e quais são os objetivos e as propostas da CPA. ?O trabalho desenvolvido pela Comissão é muito importante e envolve toda a comunidade acadêmica. Entre outras funções, a equipe é responsável pela condução dos processos internos de avaliação das Instituições de Ensino Superior (IES), pela sistematização dos processos e pela prestação de informações solicitadas pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Precisamos trabalhar de maneira conjunta e ativa, de modo a fomentar a participação de toda a comunidade acadêmica nas avaliações e promover mudanças e crescimentos sugeridos através das pesquisas?, explica.

De acordo com a coordenadora da CPA, a avaliação institucional é uma oportunidade de rever e repensar as necessidades da IES e seu objetivo estratégico é o posicionamento. ?Por intermédio das avaliações, é possível conhecer as necessidades da Instituição, partindo de uma visão ampla, envolvendo todos os que dela fazem parte. Porém, somente o diagnóstico não produz resultados. É preciso que haja um posicionamento da Instituição frente ao anseios da comunidade escolar, analisando quais, quando e como devem ser feitas as mudanças. Desde que este processo teve início no UNIFOR-MG, várias foram as conquistas alcançadas, como aquisição de livros, construção de laboratórios, reformas e ampliações variadas no campus, compra de equipamentos, dentre muitas outras?, conta.

Membros
A CPA é nomeada pelo Reitor do Centro Universitário, Prof. Ms. Marco Antonio de Sousa Leão, por meio de Resolução, após aprovação do Conselho Universitário. O mandato dos membros, que não são remunerados, vai até março de 2011, sendo permitida uma recondução. A Comissão possui representantes do Corpo Docente, do Corpo Discente, do Corpo Técnico-administrativo e da sociedade civil.

Propostas
Durante a reunião, algumas propostas da CPA para este ano foram apresentadas. Entre elas, estão estudos diários sobre avaliação; elaboração de um cronograma de ação; inserção de egressos na Comissão; reformulação dos instrumentos de avaliação; divulgação mais intensa da CPA; e avaliação feita por curso.

Avaliações
As avaliações institucionais são uma exigência do MEC (Ministério da Educação), por intermédio do SINAES (Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior), criado pela lei 10.861, em abril de 2004. Os objetivos centrais das avaliações são: aprofundar compromissos e responsabilidades da IES; promover valores democráticos, respeito à diversidade e identidade institucionais; e articular concepções, objetivos, metodologias, práticas e agentes da comunidade acadêmica e do governo.

As ações promovidas através das avaliações envolvem toda a comunidade acadêmica, se comprometem com as mudanças e são coletivamente legitimadas.

COMPATILHAR: