A revista científica Science divulgou na edição nesta semana os vencedores da 9º edição do International Science and Engineering Visualization Challenge, concurso de imagens e jogos científicos que a publicação promove para celebrar boas ideias que ajudem a representar conceitos científicos complicados.
O concurso analisou 212 trabalhos de 33 países. Os critérios usados na escolha dos editores final foram: impacto visual, comunicação e originalidade. Foram listados também trabalhos escolhidos pela preferência do público, que pode votar por meio das redes sociais Facebook e Twitter.
Entre as fotografias, a vencedora foi a imagem de um olho de rato, feita pelo neurocientista Bryan William Jones, da Universidade de Utah, nos Estados Unidos (veja galeria de fotos aqui). Entre as ilustrações lembradas, estão a representação de uma fórmula matemática complicada com cores, a batalha entre anticorpos monoclonais e tubos microscópicos feitos de carbono.
Já entre os jogos, o eleito como melhor de 2011 foi o game Foldit, criado para ensinar as pessoas sobre proteínas e voltado para o desenvolvimento de novas moléculas.

COMPATILHAR: