O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, disse na manhã desta quinta-feira (19) que a Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, poderá contribuir para uma resposta à crise internacional.
Segundo ele, o encontro, que deve reunir cerca de cem chefes de Estado no Rio de Janeiro, em junho, deve criar meios institucionais para um modelo de desenvolvimento sustentável com ?recursos políticos para garantir que as soluções encontradas [na Rio+20] sejam a resposta duradoura à crise internacional e seus aspectos econômico e social?.
Patriota falou durante a abertura do ?I Diálogo Federativo Rumo à Rio+20?, evento que reúne prefeitos e governadores no Palácio do Planalto para debater a atuação dos estados e municípios nas propostas para a conferência. O evento contou ainda com a presença das ministras do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e Ideli Salvatti, de Relações Institucionais.
Para o chanceler, a cúpula da Organização das Nações Unidas (ONU) também deverá estabelecer um ponto que ele considera central para o Brasil e para as nações em desenvolvimento. ?Devem ser assegurados os meios financeiros e tecnológicos de implementação dos compromissos de desenvolvimento sustentável?, declarou.
Realidade adaptada
O ministro também disse que o modelo de ?economia verde? tem que ser adaptado às realidades locais, com foco nas cidades. ?O Brasil defende que o conceito de economia verde seja concedido de forma flexível por cada país, individualmente, adaptado às diferentes realidades regionais?, disse.
Recentemente, países que compõem o grupo Brics, nações em desenvolvimento como Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, afirmaram que as nações emergentes e pobres não podem sacrificar o crescimento econômico com a justificativa de implantar uma economia verde no mundo.
Em encontro realizado em Nova Délhi, na Índia, os presidentes assinaram uma declaração onde afirmaram que se opõem à introdução de qualquer forma de barreiras ao comércio e ao investimento como justificativa de desenvolver uma economia verde.
Segundo a declaração, ações para implantação do desenvolvimento sustentável no planeta são ?um meio para alcançar as prioridades fundamentais e não um fim.?

COMPATILHAR: