A campeã do carnaval 2020 no Rio será conhecida na tarde desta quarta-feira de cinzas (26), após a leitura de 585 notas — e suas temidas casas decimais. A TV Globo e o G1 transmitem ao vivo a apuração, direto da Praça da Apoteose, às 16h15.

De acordo com o portal G1, as regras de 2020 no Grupo Especial têm uma novidade em relação às do ano passado. Em 2019, quatro jurados avaliavam cada um dos nove quesitos, e a menor nota era descartada.

Desta vez, são cinco jurados em nove quesitos, desprezando-se na totalização a maior e a menor nota.

Rebaixamento

As duas últimas colocadas do Grupo Especial caem para a Série A. Do acesso, somente a campeã ganha o direito de sair na elite em 2021.

Já da Série A para a Intendente Magalhães — e vice-versa, caem duas e sobem duas.

Critérios de desempate

A Liesa só admite empate caso duas ou mais escolas na primeira colocação — desde que o somatório em cada um dos nove quesitos seja igual. Isso não acontece desde 1998, quando Beija-Flor e Mangueira dividiram o título.

Veja quais são os quesitos que irão definir a escola vencedora do carnaval 2020
O tira-teima depende de um sorteio, a ser realizado no início da tarde desta quarta, que definirá a ordem de leitura dos quesitos.
O último a ser cantado na apuração tem mais peso que o penúltimo, e assim por diante.

Se, na totalização, uma escola tiver somado mais décimos do que a outra no último quesito, será a campeã.
Caso persista a igualdade, a apuração vai buscar diferenças de décimos no penúltimo quesito — ou no antepenúltimo, ou no anterior, até que se elimine o empate.

É raro de acontecer, mas o regulamento prevê a contagem de notas 10 ou 9,9 para apontar o vencedor. Até um sorteio pode ser realizado em casos extremos.

Série A

Na Série A, o regulamento é muito semelhante ao do Grupo Especial em 2019.

São também nove os quesitos, para cada um quatro jurados dão notas de 9,0 a 10. Descartam-se as menores de cada um, para cada escola.

 

Fonte: G1 ||
COMPATILHAR: