Escolas e faculdades começam a suspender as aulas devido ao novo coronavírus. Nesse domindo (15), a Universidade Federal de Viçosa (UFV)o Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) e a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), além das unidades do Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Serviço Social da Indústria (Sesi), decidiram interromper as aulas a partir desta segunda-feira (16). O governador Romeu Zema também publicou decreto criando o Comitê Gestor contra o vírus e, apesar da greve dos servidores da educação, ele estabeleceu recesso escolar na rede estadual de quarta-feira (25) até o próximo domingo (22).

De acordo com informações do jornal Hoje em Dia, outras instituições de ensino podem tomar a mesma medida nos próximos dias. Todas as instituições têm juntas cerca de 2 milhões de alunos matriculados.

A UFV informou nesse domingo (15) que as atividades acadêmicas dos três campi – Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba – serão completamente suspensas, assim como os concursos públicos agendados a partir desta segunda-feira. Apenas atividades técnico-administrativas estarão mantidas e serão constantemente avaliadas pela administração da UFV. A instituição informou que a decisão foi tomada por indicação do Comitê Operativo de Emergência da universidade – criado especialmente para avaliar situações que envolvam o novo coronavírus.

O Centro Federal de Educação Tecnológica em Minas Gerais (Cefet-MG) decidiu suspender as aulas presenciais em todos os seus campi por tempo indeterminado. A orientação é válida para os estudantes dos cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação.

De acordo com a instituição, a decisão foi tomada após realização de uma reunião nesse domingo de um Comitê Gestor de Crise, constituído para elaborar plano de contingência e propor ações para o enfrentamento ao novo coronavírus.

A PUC Minas também decidiu suspender as aulas presenciais. “Entendendo a gravidade do momento, e consciente de sua responsabilidade em termos da contribuição para a imediata tentativa de controle da pandemia do coronavírus”, disse a nota da instituição de ensino. Os demais setores da universidade funcionarão sob regime de plantão e para atendimentos imprescindíveis.

Já as aulas do Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do ensino médio do Serviço Social da Indústria (Sesi) em Minas Gerais serão interrompidas a partir desta segunda. A medida, divulgada pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), tem com objetivo evitar o contágio pelo novo coronavírus. As atividades dos clubes Sesi também serão suspesas até 31 de março.

“Estamos atentos e em contato direto e contínuo com o Ministério da Saúde e com a Secretaria de Estado de Saúde para que estejamos atualizados com todas as informações de prevenção e para que possamos apoiar a indústria e toda a sociedade mineira”, afirmou o presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, no comunicado. 

Decreto

O decreto do governo de Minas prevê uma série de ações, entre elas o impedimento de retorno ao trabalho de servidores que estiveram em localidaes com alto índice de transmissão.Órgãos e entidades terão que fazer reuniões virtuais e o servidor que apresentar sintomas da doença fica dispensado de comparecer à unidade pericial. Haverá ainda a suspensão do recadastramento de inativos e pensionistas e os órgãos e entidades terão que implementar ações recomendas por órgãos de saúde. A rede estadual de ensino tem hoje 1,8 milhão de alunos matriculados.

A partir desta segunda também, a companhia aérea American Airlines suspende todas as rotas que opera entre o Brasil e os Estados Unidos, com retorno previsto para os dias 6 de maio e 3 de junho. Entre os serviços atingidos estão as ligações realizadas de Miami e Nova York para o Rio de Janeiro e São Paulo. Também foi suspensa a rota entre Dallas e a capital paulista. Os voos entre Miami e Manaus e entre Miami e Brasília foram as outras suspensões anunciadas pela companhia norte-americana. Ao todo, a empresa informou que reduzirá em até 75% seus voos internacionais. 

Esportes

Depois da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) suspender partidas das competições nacionais por tempo indeterminado por conta da propagação do coronavírus, a Federação Mineira de Futebol (FMF) emitiu um comunicado, informando a paralisação dos jogos do Campeonato Mineiro – Módulos I e II – a partir desta terça-feira (17).

Nesse domingo também, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) divulgou nota informando que na capital mineira não existe nenhum caso de coronavírus confirmado.

Aplicativo

Também foi lançando um aplicativo (Coronavírus – SUS) para iOS e Android com informações sobre a doença, instruções para a população e mapa das unidades de saúde que podem fazer o atendimento em caso de suspeita. De acordo com a descrição na Play Store e App Store, mediante a plataforma, é possível tirar dúvidas sobre sintomas, prevenção e outras informações relevantes como unidades de saúde próximas e notícias oficiais.

Conforme a Setec, o Ministério da Saúde mantém a vigilância ativa a respeito da circulação dos vírus respiratórios, com o monitoramento constante da situação epidemiológica, gerando boletins e notas técnicas para orientação dos serviços de saúde, dos demais setores e da população. Na ocorrência de qualquer mudança no cenário epidemiológico que justifique a adoção de outras medidas de prevenção e controle dirigidas à comunidade acadêmica, haverá divulgação por intermédio dos veículos oficiais de comunicação.  

IFMG divulga medidas para conter disseminação do coronavírus

Realização de eventos, reuniões e viagens estão suspensas nas 18 unidades do Instituto Federal de Minas Gerais

(13/03/2020) O Conselho Superior (Consup) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), em reunião nesta sexta-feira, 13 de março, determinou medidas a serem adotadas em todos os 18 campi da instituição, como forma de prevenção à disseminação do coronavírus (Covid-19). As medidas propostas estão em consonância com as recomendações do Ministério da Saúde e com as definições da última reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação (Conif), que também trataram do tema nesta semana.

A infecção provocada pelo vírus, declarada pandemia pela Organização Mundial da Saúde na última quarta-feira (11), teve o primeiro caso registrado no Brasil em 25 de fevereiro e, em Minas Gerais, no dia 8 de março.

As unidades do IFMG devem adotar, com efeito imediato, as seguintes ações:

– Suspender a realização de reuniões e eventos, priorizando reuniões de caráter urgente e com número restrito de participantes;

– Evitar a realização de viagens intermunicipais e suspender viagens internacionais;

– Atentar para as orientações preventivas, a serem reforçadas junto à comunidade acadêmica, conforme determinações do Ministério da Saúde.

As medidas serão adotadas por prazo indeterminado, até que sejam repassadas outras orientações. Não há, até o momento, definição sobre o cancelamento de atividades acadêmicas, que devem permanecer inalteradas (observadas as questões acima), salvo nova determinação em contrário.

O Consup destaca ainda que os campi têm autonomia para decisões locais e devem acompanhar as notícias e orientações veiculadas pelo Ministério da Saúde a fim de tomar outras medidas que se façam necessárias.

As medidas anunciadas atingem cerca de 17 mil alunos e mais de 2 mil funcionários (entre efetivos e terceirizados). Com Reitoria em Belo Horizonte, o IFMG possui unidades em Betim, Ibirité, Sabará, Santa Luzia, Ribeirão das Neves, Ouro Preto, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Ouro Branco, Bambuí, Arcos, Formiga, Piumhi, São João Evangelista, Ipatinga, Governador Valadares e Ponte Nova.

Outras informações no site www.ifmg.edu.br

Ciências Médicas, Fumec, PUC: confira lista de instituições que estão com aulas suspensas

  • Ciências Médicas – as atividades estão suspensas até o dia 30;
  • Fumec – aulas canceladas nesta segunda-feira;
  • Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) – aulas suspensas por 10 dias;
  • PUC Minas – as atividades estão interrompidas pelo menos até o dia 31 de março;
  • Cefet – suspensão das aulas por tempo indeterminado;
  • Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) – as atividades estão suspensas a partir desta segunda-feira por prazo indeterminado;
  • Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH) – não terá aulas entre quarta-feira (18) e domingo (22);
  • Universidade Federal de Viçosa (UFV) – sem aulas por tempo indeterminado;
  • Sesi e Senai – atividades interrompidas até o dia 31 de março.
COMPATILHAR: